Das pastagens aos trilhos do trem: Água Clara completa 69 anos de municipalismo

401
Foto Capa: Saul Schramm/Arquivo

Foi a procura por melhores pastagens para o gado que fez surgir os primeiros moradores da região onde hoje é Água Clara. O modesto município abriga cerca de 16 mil pessoas, de acordo com os dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cuja a renda local, em sua maior parcela, vem da indústria e da agronomia. Nesta quarta-feira (08), o município completa 69 anos de emancipação.

A história narra que em 1912 foi construída a primeira edificação na região pelo comerciante Sebastião Fenelon Costa. Ele construiu uma casa comercial já antecipando a chegada dos trilhos da estrada de ferro que ainda estavam se iniciando e só chegaram em 1913. No mesmo período o empresário Manoel Aparecido montou a primeira indústria, às margens do Ribeirão Boa Vista, produzindo farinha de mandioca, rapadura e açúcar.

Com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil surgiu o povoado conhecido como Rio Verde, que era formado apenas por construtores da estrada, comerciantes e trabalhadores da indústria. O nome Água Clara só foi introduzido ao local em 1932, quando o entaõ povoado de Rio verde foi reconhecido como Distrito de paz de Três Lagoas e teve o nome alterado, considerando-se a água cristalina que abastecia a população proveniente do córrego Água Clara.

A evolução para cidade aconteceu no ano de 1953, pela Lei nº 676, de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetivada a 8 de fevereiro de 1954, assumindo provisoriamente a Prefeitura o Juiz de Paz, Sr. Cassiano Vitório da Silva.

O primeiro prefeito eleito foi Evaristo Mariano Rodrigues. Atualmente, a cidade é administrada por Gerolina da Silva Alves, que foi eleita nas eleições 2020 com 3.605 votos, o que corresponde a 42,25% do eleitorado. Ela é a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Água Clara.

Um detalhe curioso sobre a cidade é que possui mais de 16 sítios arqueológicos registrados no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA/IPHAN), em sua maioria relacionados atividades de confecção de artefatos de uso diário, como lanças, flechas e facas de serviço. O local foi habitado por várias tribos antes de ser colonizado.

água clara
Escultura em Água Clara (Foto: Divulgação/Prefeitura)

A festa

Para o aniversário deste ano, a prefeitura do município fez uma programação de quatro dia de festas. No dia 4 de fevereiro teve amistoso de futebol e show ecumênico. Em 5 de fevereiro foi realizada uma missa de ação de graças, exposição de carros antigos e encontro de motoclube.

Na segunda-feira (6), foi dia do show da dupla sertaneja Victor e Cadu. Na véspera da comemoração, dia 7, realizou-se o show da dupla nacional Fernando e Sorocaba. A programação prevista para esta quarta-feira (8), aniversário do município, é a entrega do título de cidadão água-clarense.