Levantamento mostra índices semelhantes entre eleitores de Lula e Bolsonaro e aponta que eleição de 2026 é vista como muito importante por 77% dos entrevistados
Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (8), revelou que a grande maioria dos brasileiros mantém a mesma convicção sobre o voto registrado nas eleições presidenciais de 2022. Segundo o levantamento, 91% dos eleitores afirmam não se arrepender da escolha, enquanto apenas 8% dizem ter se arrependido. Outros 1% não souberam responder.
O Datafolha entrevistou 2.002 pessoas, com 16 anos ou mais, entre terça (2) e quinta-feira (4), em 113 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa mostra ainda que o índice de eleitores satisfeitos é praticamente igual entre os dois principais candidatos daquela disputa: 91% dos que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 92% dos que escolheram Jair Bolsonaro (PL) dizem manter suas posições.
Os percentuais de arrependimento aparecem mais altos entre moradores da Região Sul (11%) e entre quem recebe até dois salários mínimos (10%). Já o grupo com maior nível de convicção inclui os eleitores com renda entre cinco e dez salários mínimos (94%).
Eleição de 2026 é vista como decisiva
O levantamento também avaliou a percepção dos brasileiros sobre a eleição presidencial marcada para 2026. Para 77% dos entrevistados, a próxima disputa terá um papel muito importante na vida pessoal e familiar. Outros 14% consideram que o pleito terá pouca importância, enquanto 8% acreditam que não fará diferença.
A pesquisa reforça o forte interesse da população no cenário político e indica que os eleitores seguem atentos à condução do país — tanto em relação às escolhas feitas no passado quanto às decisões que tomarão nos próximos anos.




















