De novo! Nova carga de lhamas mortas é apreendida em ônibus na BR-262

292
Foto: Divulgação

Pela segunda vez no período de uma semana, agentes da Receita Federal apreenderam, em Corumbá, uma carga de fetos de lhama. O novo registro aconteceu na data de ontem (06), na rodovia federal BR-262.

Conforme as informações, dois ônibus foram abordados durante uma ação conjunta de fiscalização. Durante a revista, em um foi encontrada uma mala contendo 25 fetos do animal, que é típico da fauna latina-americana.

As carcaças estavam empalhadas. No mesmo flagrante, também foram apreendidos 2 toneladas de mercadorias contrabandeadas, entre roupas e alimentos. Todo o material era de um homem boliviano, de 25 anos, que seguia para São Paulo (SP).

A operação conjunta envolveu equipes do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), Polícia Militar e da Receita Federal. O responsável pela carga foi detido, prestou depoimento e foi liberado para seguir a viagem, mas sem os objetos irregulares.

Os alimentos e as lhamas foram entregues ao Mapa e serão incinerados, seguindo as providências legais inerentes aos riscos de saúde pública. Esta é a segunda apreensão de fetos de lhama em uma semana.

A primeira aconteceu no dia 30 de maio, quando outro ônibus também foi parado na BR-262 pelos agentes da Receita Federal. Na vistoria das bagagens, eles encontraram 150 fetos mumificados do animal.

Na ocasião, uma mulher foi presa e confessou que levaria a carga para São Paulo, mas a destinação não foi confirmada. As lhamas são considerados itens peculiares do mercado na Bolívia, pela crença, cultuada principalmente pelos povos indígenas.

A tradição cita que as famílias devem fazer oferenda à deusa andina Pachamama, a mãe terra, enterrando um feto de lhama embaixo de suas novas casas como proteção, saúde e boa sorte.