Operação ‘Shamar’ apura crimes relacionados à Lei Maria da Penha

343
Foto: Divulgação

Uma operação foi deflagrada na manhã dessa quarta-feira (13), em Campo Grande, para combater a prática de crimes relacionados à Lei Maria da Penha. A ação foi comandada pela 1ª DEAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), com participação também da Polícia Militar.

De acordo com as informações, 20 policiais civis e militares foram às ruas buscando dar cumprimento à seis mandados de prisão expedidos pela 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campo Grande. Dois indivíduos foram localizados e presos durante os trabalhos policiais.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, as ordens judiciais foram expedidas no mês de agosto do corrente ano, após a operação “Bellatrix”, desencadeada pela 1ªDEAM no dia 02/08, em que foram cumpridos 15 mandados de prisão. Durante a operação de hoje, as equipes também realizaram visitas a vítimas de violência doméstica.

A ação encerrou a Operação ‘Shamar’, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). O nome é uma palavra em hebraico que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar”.

Tem por objetivo combater a violência familiar doméstica e o feminicídio, por meio de atuação integrada entre as Forças de Segurança. A Operação Shamar está sendo executada em todas as unidades federativas do Brasil, no qual todos os municípios devem ser alcançados.