Defensoria Pública realiza 180 atendimentos em mutirão da área de Família em Dourados

15
População compareceu a unidade da Defensoria em Dourados para participação no Mutirão. (Foto: DPE/MS)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realizou 180 atendimentos especializados na área de Família e Sucessões durante mutirão no último sábado (17), em Dourados. A ação, organizada pelo Núcleo da Família (Nufam), ocorreu na Unidade I da instituição e teve como foco agilizar processos de assistência jurídica que aguardavam agendamento.

A maior procura concentrou-se em casos de cumprimento de sentença de alimentos e revisões de pensão alimentícia. Também houve registros de demandas para guarda, divórcio e investigação de paternidade. Um ponto de destaque na mobilização foi a presença expressiva do público masculino, motivada, principalmente, pelos pedidos de revisão nos valores de pensão.

Mutirao NUFAM Dourados 3

Assistida recebendo atendimento durante ação. (Foto: DPE/MS)

O esforço concentrado foi uma resposta estratégica para regularizar o fluxo de trabalho na comarca. Recentemente, uma mudança administrativa transferiu a responsabilidade pelas petições iniciais de família das Defensorias Cíveis para as Defensorias de Família, o que gerou um acúmulo temporário de atendimentos no início deste ano.

O coordenador do Nufam, defensor público Marcelo Marinho ressaltou que o planejamento logístico garantiu a agilidade nos serviços. “Os assistidos foram agendados e orientados previamente sobre a documentação necessária para as ações. O atendimento ocorreu em grupos a cada uma hora, o que permitiu a rapidez no processo e evitou esperas longas. Todos os casos foram resolvidos sem a necessidade de retorno do cidadão”, explicou.

 Mutirao NUFAM Dourados 1

Coordenador do Nufam, Marcelo Marinho, prestando atendimento para assistido. (Foto: DPE/MS)

Com a força-tarefa, a Defensoria Pública resolveu pendências que impactariam o cronograma dos meses seguintes, o que assegurou o pronto atendimento à população vulnerável da região. A Unidade I de Dourados permanece com o suporte regular na Avenida Presidente Vargas, 177, no Centro.

Após os resultados positivos no interior, a instituição prevê a realização de um mutirão no mesmo formato em Campo Grande. A atividade na Capital está programada para o início de fevereiro.