O médico urologista Marcelo Luiz Brandão Vilela está de volta ao comando da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau). Nessa terça-feira (30), através das redes sociais, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou a nomeação dele para o cargo vago.
“Nós temos um grande desafio, mas eu acredito no seu potencial para trabalharmos juntos e fazer da saúde de Campo Grande também referência”, disse a prefeita no anúncio de apresentação.
A Sesau estava sem um secretário oficial desde a saída de Rosana Leite, em setembro deste ano. Na ocasião, a prefeita criou um comitê gestor formado por seis pessoas que dividiam a administração da pasta.
A mudança na forma de gerir a Sesau foi duramente criticada por vereadores e deputados, que não conseguiam encontrar uma pessoa fixa para tratar dos assuntos da saúde pública e responder aos questionamentos da área.
Crises na primeira passagem pela Sesau
Vilela esteve na pasta entre os anos de 2017 a 2019, na primeira gestão do ex-prefeito Marcos Trad (PDT), quando Adriane era a vice. Na época, foi justificada a saída como uma decisão pessoal, mas nos bastidores a informação era de um rompimento com o político.
Sob o seu comando, a Sesau enfrentou dificuldades financeiras, problemas de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e UPA’s, falta de medicamentos, além de uma epidemia de dengue que superlotou os postos.
Naquela época, o ministro da Saúde era Luiz Henrique Mandetta, primo de Marcos Trad, que segundo consta não teria um bom entrosamento com Vilela, chegando ao ponto de segurar repasses ao Município para forçar a exoneração.
Currículo
Segundo o currículo, Marcelo Vilela é pós-doutor em Urologia Pediátrica pela University California San Francisco (UCSF-USA), Doutor em Medicina (Urologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2004), graduado em Medicina.
Especialista em Urologia, Medicina Legal e Perícias Médicas. Atua como urologista do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Santa Casa e foi o preceptor da Residência Médica de Urologia da UFMS e na própria Santa Casa.
Também desenvolveu a atividade de professor Adjunto da Famed-UFMS e foi Coordenador do Programa de Residência Médica de Urologia do Hospital Universitário.
Atualmente, coordena disciplinas nos cursos de Medicina e exerce a função de urologista e diretor no Hospital de Câncer Alfredo Abrão e também no Hospital Regional.




















