16/03/2017 13h00
Dep. Dr. Paulo Siufi apresenta projeto de lei de coleta e reciclagem de óleos
AL/MS
O deputado estadual Dr. Paulo Siufi, apresentou nesta quarta-feira (15/3), Projeto de Lei 029/2017, que Institui o Programa Estadual de coleta e reciclagem de óleos de origem vegetal (de cozinha), no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. O programa já é estabelecido em Campo Grande, por meio da Lei Complementar Municipal n° 174/11, de autoria do Dr. Paulo, enquanto vereador.
O PL tem o objetivo de reaproveitar o óleo vegetal e seus resíduos, a fim de minimizar os impactos ambientais que seu despejo inadequado pode causar. De acordo com o deputado, quando reutilizável, o óleo vegetal traz vantagens ambientais, econômicas e sociais, sendo reaproveitado para diversas finalidades como a produção de biodiesel, sabão e ração animal.
Dr. Paulo também apresentou o PL 028/2017, que institui o Programa de Terapia Floral Integrativa e/ou complementar ao bem estar e à saúde no Estado de MS. Conforme o parlamentar, cada vez mais são reconhecidos os resultados altamente benéficos alcançados com este tratamento médico, sendo vistos com recomendação da Organização Mundial de Saúde – OMS, pela utilização de medicina alternativa em combinação com a medicina tradicional e o incentivo do Sistema Único de Saúde – SUS, à prática da Homeopatia.
“Buscamos com a adoção deste programa na rede de saúde pública, viabilizar ao cidadão Sul-mato-grossense, mais uma promissora abordagem de tratamento médico”, explanou.
O Programa de Terapia Floral Integrativa e/ou complementar é Lei Municipal n° 4.772/09, em Campo Grande, de autoria do Dr. Paulo Siufi, enquanto vereador.
O deputado ainda trouxe na Sessão Plenária, o PL 027/2017, que dispõe sobre a Substituição de Farmacêuticos que entrarem em suplência temporária, eventual e assistência técnica nas unidades de saúde do Estado. A fim de evitar que as farmácias dos Postos de Saúde do nosso estado sofram com a falta de farmacêuticos quando os respectivos titulares saírem de férias, funcionando normalmente, sem interrupção de atendimento.
“Os farmacêuticos são de extrema importância, principalmente na área da saúde, pois são os responsáveis por conferir as receitas prescritas pelo médico e dar orientações corretas aos pacientes sobre determinada medicação. O trabalho deles em conjunto com a equipe multiprofissional melhoram as condições de saúde e a qualidade de vida da população”, ressaltou Dr. Paulo.
