05/06/2020 12h00
Por:Ascom
Será nesta sexta-feira (5), às 18 horas (horário de MS), a nova live do Tribunal de Justiça de MS em que, por meio do Núcleo Socioambiental, se discutirá a Agenda 2030 no Judiciário: desafios da gestão sustentável. O Des. Alexandre Bastos, gestor do Gabinete sem Papel no TJMS, terá como convidada Adriana Tostes, coordenadora de Gestão Socioambiental do TJDFT.
O magistrado escolheu a Semana do Meio Ambiente para discutir e promover algumas reflexões sobre os desafios enfrentados para tornar possível uma gestão sustentável. Defensor ativo do respeito ao meio ambiente, desde janeiro de 2018, o desembargador instituiu em seu gabinete práticas para reduzir ao máximo o uso de papel e disponibilizou um número de aplicativo de conversa (Whatsapp) para comunicação com os advogados.
Importante lembrar que, além de contribuir para uma prática mais sustentável, a tecnologia ajuda a dar mais celeridade aos processos, tendo em vista que os meios eletrônicos permitem o acesso rápido de onde o operador do direito estiver, bastando ter acesso à internet.
Em novembro de 2019, o magistrado foi responsável pela abertura no III Seminário Sul-Mato-Grossense de Gestão Socioambiental do Poder Judiciário de MS, realizado pelo TJMS por meio da Escola Judicial (Ejud-MS). O evento reuniu palestrantes de renome, especialistas na pasta de gestão socioambiental, para quem o desembargador ressaltou a importância de o Tribunal de Justiça de MS fomentar o assunto a fim de despertar nas pessoas uma conscientização sobre o tema.
Agenda 2030 – A Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, é um plano de ação para pessoas e o planeta, em que se reconhece que a erradicação da pobreza é o maior desafio global e requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.
Todos os países e todas as partes interessadas, atuando em parceria colaborativa, estão implementando o plano, com medidas ousadas e transformadoras urgentemente necessárias para direcionar o mundo a um caminho sustentável e resiliente.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas da Agenda buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados, indivisíveis e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Os objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.
