Na estreia do Enem Digital, versão em computador do exame, texto deverá ser escrito à mão.
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 Digital tiveram de dissertar sobre “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Nesta edição de estreia da versão em computador do exame, o texto deverá ser escrito à mão. Os critérios de correção estão detalhados em “A redação no Enem 2020 – Cartilha do Participante”.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do participante deve estar fundamentada com explicações e argumentos. “O texto é dissertativo, porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo, pois defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos”, explicou.
Correção
As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero. Na cartilha do participante, estão as razões que podem zerar a nota:
- Fuga ao tema proposto ou tipo textual diferente do dissertativo-argumentativo;
- Desrespeito à seriedade do exame, com uso de impropérios ou outras formas de anulação da redação;
- Cópia integral de textos motivadores ou do Caderno de Questões;
- Presença de parte deliberadamente desconectada do texto;
- Texto escrito em língua estrangeira, ilegível ou com menos de 7 linhas.
Enem
Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.











