29.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 17 de outubro, 2025
spot_img

Detran lança ferramenta online para candidatos reprovados no exame prático de direção

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) disponibilizou uma nova funcionalidade no portal de serviços Meu Detran que permite aos candidatos reprovados no exame prático de direção veicular consultarem detalhadamente as faltas que levaram à inaptidão.

De acordo com a Gerência de Exames (Gexa), o processo anterior era burocrático e pouco prático, exigindo que os candidatos solicitassem o laudo por e-mail ou por meio da ouvidoria. A dificuldade gerava descontentamento e, em alguns casos, reclamações aos examinadores.

“Muitos acabavam nem solicitando formalmente. No final do exame, o examinador informa as faltas, mas, por causa do nervosismo, o candidato às vezes não se lembra e alega que não foi avisado. Nas gravações, constatávamos que a explicação havia sido feita. Por isso, levamos a demanda ao setor de tecnologia, que integrou essa consulta ao portal Meu Detran”, explicou Lina Zeinab, gerente de Exames do Detran-MS.

Para acessar a ferramenta, o candidato deve fazer login com CPF e senha ou via conta Gov.br no portal Meu Detran, selecionar Habilitação > Serviços Habilitação > Consulta de Exames e Provas e visualizar as informações sobre o exame prático.

A novidade beneficia tanto os candidatos quanto os instrutores, já que permite identificar exatamente onde ocorreram os erros. “Melhora o aprendizado, pois o candidato tem clareza sobre onde errou, e ajuda o instrutor a reforçar os pontos que precisam ser trabalhados nas aulas”, acrescentou Lina.

Além da consulta de faltas no exame prático, o portal também oferece informações sobre resultados de exames teóricos, renovação de habilitação e provas de cursos especializados.

Moderno e inspirado em modelos internacionais, o portal Meu Detran reúne serviços relacionados a veículos, habilitação e agendamentos, proporcionando uma experiência mais prática e ágil para os cidadãos. O acesso pode ser feito pelo endereço www.meudetran.ms.gov.br.

Fale com a Redação