Celebrado neste domingo (12), o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, terá missas especiais em todas as paróquias de Campo Grande. Em algumas comunidades, estão previstas peregrinações e procissões.
Entre os destaques, está a solenidade que irá elevar a atual Capela do Milagre, da Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, para Santuário de São Carlo Acutis, o primeiro templo do mundo voltado ao novo santo católico.
Outro evento esperado será na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na Vila Planalto, onde será exibida uma relíquia de primeiro grau da padroeira. O item é um pequeno fragmento da imagem original, inserido na réplica exposta na igreja.
Confira a programação de algumas das paróquias e vá rezar!
Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas
A procissão começa às 7h, saindo da Comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Moreninhas 2, e segue até o salão da igreja matriz, na Rua Minas Novas, no bairro Vila Cidade Morena, onde será celebrada a Missa Solene, presidida pelo pároco Pe. Solimário Lacerda.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A partir das 6h tem a recitação do Santo Terço. Depois, duas missas com Pe. Jair Máximo, a primeira a partir das 08h e a segunda, às 11h. No período vespertino ocorre a carreata, com a saída na Praça do Papa, às 15h30. A noite, às 19h, missa presidida por Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano de Campo Grande. A igreja fica na Avenida Tamandaré, 612. Bairro Vila Planalto.
Sobre o fragmento, o item foi doado à Paróquia em 1978, quando a imagem original do Santuário de Aparecida (SP) passou por uma restauração. No processo, restaram alguns fragmentos e um chegou até o padre Luciano Scampini, então pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Ele colocou o pedacinho da imagem original, bem no meio da réplica exposta na igreja campo-grandense.
Santuário Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis

A programação é ampla e começa já às 5h, com o café da manhã partilhado entre os fiéis. Às, 6h, começa a novena perpétua em honra a São Carlo Acutis, com bênção da relíquia e distribuição de pétalas. Das 7h às 9h30, veneração do pulôver de São Carlo Acutis. Às 10h, Santa Missa com elevação oficial da capela a Santuário de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis
No período vespertino, às 12h, tem o almoço, com os convites vendidos no local. Às 15h, confraternização especial do Dia das Crianças. Às 16h, missa no Rito Tridentino. Às 18h, missa solene de Nossa Senhora Aparecida na Igreja Matriz São Sebastião.
Às 19h, ocorre a procissão dos Rogos com a imagem de Nossa Senhora Aparecida saindo da Matriz e, às 19h30, missa solene de coroação de Nossa Senhora Aparecida no santuário. A programação ainda tem quermesse de encerramento, a partir das 20h.
A Capela do Milagre foi onde ocorreu um dos dois milagres reconhecido pelo Vaticano, fundamentais para o processo de canonização de Carlo Acutis. A igreja guarda três relíquias, sendo um fragmento do coração, considerado de primeiro grau, e também fios de cabelo e um casaco usado pelo jovem em vida.
Construída na década de 1980, a Capela do Milagre fica no bairro Jardim Maraba e tem estrutura simples. Depois do reconhecimento do milagre, em 2020, o local passou a ser um símbolo de santidade e ponto de peregrinação para quem busca conhecer de perto a história do milagre que levou à canonização de São Carlo Acutis.
Entenda a devoção pela Nossa Senhora Aparecida
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil por causa de um acontecimento considerado milagroso e pela grande devoção popular que se formou em torno de sua imagem ao longo dos séculos.
🌊 A origem da devoção
Tudo começou em 1717, no rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá (SP). Três pescadores — Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves — foram encarregados de pescar para receber o Conde de Assumar, governador da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que passaria pela região.
Eles tentaram pescar durante horas, mas não pegavam nada. Até que, ao lançar a rede novamente, encontraram uma pequena imagem sem cabeça. Jogando a rede outra vez, encontraram a cabeça da imagem.
Depois de juntarem as duas partes, voltaram a pescar — e, a partir desse momento, os peixes começaram a aparecer em abundância, enchendo o barco.
A imagem era de Nossa Senhora da Conceição, mas, por ter “aparecido” nas águas, passou a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida.
🙏 Crescimento da devoção
A imagem ficou sob os cuidados da família de um dos pescadores, e com o tempo começaram a ocorrer muitos relatos de milagres e graças alcançadas. Assim, a devoção foi crescendo entre o povo, especialmente entre os mais simples.
No século XIX, o culto já era tão forte que a Igreja Católica reconheceu oficialmente o Santuário de Aparecida como um dos mais importantes do país.
🇧🇷 Reconhecimento como Padroeira do Brasil
Em 1930, o papa Pio XI declarou oficialmente Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, atendendo a um pedido dos bispos brasileiros.
Mais tarde, em 1980, durante a visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o Santuário Nacional de Aparecida foi elevado à categoria de Basílica Menor, consolidando ainda mais a importância da santa para o povo brasileiro.
💙 Por que ela é tão amada
Nossa Senhora Aparecida é vista como protetora do povo brasileiro, especialmente dos mais pobres e necessitados. Ela simboliza fé, esperança, união e solidariedade — valores profundamente ligados à cultura e à espiritualidade do Brasil.