28.8 C
Campo Grande
domingo, 9 de novembro, 2025
spot_img

Dia Mundial do Doador de Sangue: mesmo em meio à pandemia é possível doar sangue e salvar vidas

Ação Junho Vermelho é voltada para todos os públicos e visa incentivar a doação de sangue neste mês

12/06/2020 12h30
Por:Ascom

A doação de sangue pode salvar milhares de vidas, e neste domingo (14), o mundo celebra o dia dos responsáveis por este ato: o Dia Mundial do Doador de Sangue. Mesmo em tempos de pandemia, com todos os cuidados voltados para o combate da Covid-19, é necessário lembrar que há inúmeras pessoas em leitos de hospitais precisando de bolsas de sangue para sobreviver.

Pensando nisso, a Unimed Campo Grande, lançou a campanha “Junho Vermelho”, incentivando colaboradores, médicos cooperados e clientes a exercerem a solidariedade, doando sangue de qualquer tipo sanguíneo (A+, A-, B+, B-, O+, O-, AB+ e AB-). A ação teve início no dia 1º de junho, e segue até o dia 30 deste mês.

A cooperativa ainda doou 250 bolinhas antiestresse para o Hemosul. Portanto, todos que doarem sangue nos dias 12 e 13 de junho, receberão o brinde. O objeto ajuda a aliviar a tensão dos doadores no momento da doação.

Segundo informações do Hemosul, o estoque dos sangues O- e O+ estão baixos, e campanhas como o “Junho Vermelho”, lançada pela cooperativa médica, são importantes para fazer a diferença e aumentar o estoque de sangue. Ainda de acordo com a instituição, após a campanha da Unimed CG, e parcerias com outras entidades, o número de doações cresceu neste mês.

Vale ressaltar que os 35 primeiros colaboradores, médicos cooperados e clientes que fizerem a doação e apresentarem o comprovante, conforme orientações internas da Unimed CG, serão premiados. A meta da cooperativa médica é que pelos menos 100 voluntários façam a doação de sangue nesse período.

Doações

Nesse momento de pandemia é importante reforçar as medidas de prevenção a essa e a outras doenças no ato da doação, por isso, além das instruções do Hemosul, a Unimed CG disponibilizou um protocolo interno com todos os cuidados necessários que devem ser adotados pelos doadores voluntários.

Para evitar a aglomeração de pessoas no local de doação é preciso fazer um agendamento prévio, conforme orientação passada pelo setor responsável por cada público.

Para doar sangue, basta fazer o agendamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, pelos telefones (67) 3312-1516 e 3312-1529 ou pelo WhatsApp (67) 99298-6316.

Aos sábados, as doações são realizadas por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento.

Requisitos necessários para ser um doador de sangue

  • Comparecer ao Hemosul, munido de documento oficial com foto

  • Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outras infecções

    -Estar descansado e bem alimentado

    • Ter entre 16 e 69 anos
  • Menores entre 16 e 17 anos podem doar com acompanhamento e autorização do responsável legal

  • Pesar no mínimo 55 quilos (exigência do Hemosul)

  • Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Vale lembrar que o uso de alguns medicamentos e algumas doenças impede a doação de sangue. Por isso, antes de doar, verifique se você está apto a ser um doador.

Serviço

O Hemosul está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304 – Centro – Campo Grande/MS

Divulgação

Fale com a Redação