Direita é apontada por maioria como representante do patriotismo, diz pesquisa

133
(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada neste domingo (12) aponta que 44% dos brasileiros acreditam que a direita representa melhor o discurso de patriotismo e combate à corrupção. Para 28% dos entrevistados, a esquerda é a que melhor representa essas causas, enquanto 12% não veem vantagem em nenhum dos dois espectros políticos e 16% não souberam ou não responderam.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios entre os dias 2 e 5 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Diferenças por gênero

Entre mulheres, 39% apontam a direita como representante do patriotismo e combate à corrupção, 29% citam a esquerda, 11% não veem vantagem em nenhum dos dois e 21% não souberam ou não responderam.
Entre homens, 50% veem a direita como destaque, 28% a esquerda, 12% nenhum dos dois e 10% não responderam.

Diferenças por religião

Entre católicos, 44% afirmam que a direita melhor representa o discurso, 29% a esquerda, 10% nenhum dos dois e 17% não souberam ou não responderam.
Entre evangélicos, a percepção da direita sobe para 53%, enquanto a esquerda é citada por 23%, 10% não apontam nenhum dos dois e 14% não responderam.

O levantamento mostra que a percepção sobre patriotismo e combate à corrupção varia conforme gênero e orientação religiosa, com maior destaque da direita entre homens e evangélicos.