21.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 14 de novembro, 2025
spot_img

Diretores da GERIR, em coletiva, falam sobre os avanços do Hospital Regional de Ponta Porã

03/03/2017 11h45

Diretores da GERIR, em coletiva, falam sobre os avanços do Hospital Regional de Ponta Porã

Novas reformas estarão sendo feitas, principalmente no pronto de socorro

Ponta Porã Informa

No final da tarde desta quinta-feira (02), diretores da empresa GERIR, que são responsáveis pela direção do Hospital Regional Dr. José Simone Netto, receberam representantes da imprensa de Ponta Porã, Dourados, Campo Grande e Pedro Juan Caballero e fizeram um balanço das atividades desenvolvidas no hospital até o presente momento.

Fizeram parte da mesa o superintendente Edsamuel Araujo; Superintendente técnico José Mário; diretora técnica Dra. Patricia Caetano e Rodrigo Lucchesi, assessor do estado ações dos municípios, que falaram sobre as transformações importantes em relação ao que existia antes e o que se tem hoje em dia.

“Quando pensamos em um hospital, temos que pensar em uma estrutura física, toda parte de equipamento e recursos humanos, então era muito clara a falta de condições de um hospital continuar trabalhando daquela forma. Se a gente queria o hospital melhorasse a sua assistência, então a melhoria de estrutura foi uma das prioridades aqui neste hospital” disse José Mario.

Hoje o hospital tem toda uma estrutura moderna, a recepção para acolhimento, a parte de obstetrícia muito bem equipada para atender a todos e já é uma referencia na região.

As UTIs que serão entregues pelo governador Azambuja são de extrema importância, devido ao tamanho da região do extremo sul do estado, tendo o hospital, em torno de 45 e até mais transferências para Dourados por mês, que são denominadas de vaga zero, e com a implantação dessas UTIs não haverá mais deslocamento de equipe, com médico e enfermeira, correndo risco do transporte para Dourados, existindo ainda um retardo nessa transferência de até uma hora e meia, afirmou José Mario, ressaltando a importância da entrega da terapia intensiva aos pacientes em Ponta Porã.

Superintendente técnico José Mário disse ainda que hoje a fronteira vive uma epidemia de acidentes de motos, com jovens morrendo, ficando sequêlados, e com a melhora na estrutura do hospital, estes pacientes passam a ser tratados em Ponta Porã, lembrando ainda das grávidas que passaram a ter mais estrutura nos seus partos, porque a UTI está ao lado e o atendimento será muito mais rápido.

Hoje as enfermeiras do hospital tem uma outra estrutura, seja na clínica, na pediatria, obstetrícia, cirurgias e ortopedia. Os corredores são iluminados com uma aparência melhor de uma estrutura limpa, dando a impressão, não só para a população, mas também para as pessoas que trabalham no local, de que existe planejamento e organização. Outro ponto ressaltado pelo superintendente é em relação a capacitação dos recepcionistas, técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos de como atender e receber os familiares e pacientes para que o ambiente se torne perfeito.

“As vezes ouço a mídia colocar que é terceirização, mas o contrato de gestão é um contrato de parceria, sendo que o hospital não é do Instituto Gerir, o hospital continua sendo do estado, da população que utiliza o hospital sem pagar nenhum centavo e sensível a isso, novos equipamentos estarão vindo para cá e os investimentos que tiver que ser feito isso passa a ser patrimoniado pelo estado”, afirmou José Mário.

Destacou-se também as melhorias na cozinha, no refeitório e a lavanderia agora conta com uma grande estrutura com novos equipamentos e um grande enxoval.

O hospital possui agora 4 novos centros cirúrgicos e ainda terá uma nova enfermaria de cirurgia geral. Outro ponto lembrado é de que existe uma demanda de cirurgias eletivas tanto de ortopedia, ginecologia e cirurgia geral que de alguma forma será minimizada.

A parte de atendimento da emergência passará por uma completa reforma para melhor atender os pacientes que procuram pelo local a espera de atendimento rápido e de segurança.

José Mário lembrou que esse momento da entrega das reformas do hospital Regional que será feito pelo governador Reinaldo Azambuja para a população é muito especial e merece ser comemorada por todos.

Diretores do Hospital e o representante do Governo do MS.

Foto: Tião Prado (Pontaporainforma)

Fale com a Redação