
O calendário de ações para a realização da Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense foi definido pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS). Ao contrário das temporadas anteriores, a divisão de acesso vai ter início ainda no primeiro semestre, seguindo até o fim de agosto e está sendo planejada para ser disputada por até 12 clubes.
Segundo planejamento montado pela Diretoria de Competição da entidade, o primeiro encontro com os clubes interessados na disputa acontece no dia 19 de fevereiro, para reunião preliminar de orientações. Nesta data, os dirigentes devem receber informações relacionadas às obrigações para disputa, como regularização de estádios, documentação de atletas e contratos diversos.
O formato da Série B Estadual e o regulamento específico devem ser definidos na reunião do Conselho Arbitral da competição, agendada para o dia 31 de março, dois dias após a decisão da Série A Estadual, que tem a primeira rodada neste sábado (24). Em seguida, a FFMS divulga a tabela com previsão de até 14 datas, considerando, além da abertura, quatro finais de semana em junho e julho e cinco em agosto.
A intenção da Federação é que a Série B seja disputa por equipes montadas com atletas até 23 anos. Essa medida já é seguida por outros estados, como São Paulo, onde são disputadas cinco divisões. A Série A4 tem esse limite de idade, abrindo neste ano para possibilidade para inscrição de até seis jogadores acima de 23 anos. Já a Série B, todos atletas devem ter no máximo essa idade.
“O objetivo é oxigenar a montagem dos elencos e trazer novos investidores, renovando a presença de jogadores de outros estados e dando oportunidade aos garotos das equipes locais que disputarão o Estadual Sub-20”, explica o presidente da Federação, Estevão Petrallás.
Equipes
A Diretoria de Competições mantém contato com diversos clubes para orientações preliminares e alguns já teriam confirmado presença, como o Aquidauanense FC e Coxim AC, rebaixados em 2025, EC Comercial e EC Taveirópolis.
A lista de pretendentes tem ainda SER Chapadão, CE União ABC, CD Sete de Setembro, São Gabriel EC, Operário AC, SE Nova Andradina, EC Campo Grande, MS FC, Urso de Mundo Novo, Ceart FC, Pantanal FC, AA Moreninhas, Novo FC, Comercial EC e Misto EC, esses dois últimos de Três Lagoas.
Segundo Marco Tavares, diretor de competições, a vaga está garantida aos que primeiro viabilizarem suas condições para disputa. “A Série B Estadual tem sua importância aumentada neste ano pela sua posição estratégica no calendário. Apenas clubes que disputarem uma das duas divisões profissionais poderão participar da Seletiva para Copa São Paulo de Juniores e da Copa MS, competição no último trimestre com uma vaga na Copa do Brasil”, completa o dirigente.



















