29.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 22 de outubro, 2025
spot_img

Do MS Ativo à Gestão Ética: Estratégia, Inovação e Responsabilidade no Desenvolvimento do Estado

O segundo dia do 3º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul (21), destacou avanços estratégicos na gestão pública estadual, unindo planejamento, inovação e reflexão ética. Projetos do MS Ativo, com foco na Rota Bioceânica e na Rota da Celulose, ganharam atenção especial, seguidos da palestra do filósofo Clóvis de Barros Filho, sobre ética, propósito e responsabilidade na administração pública.

Rodrigo Perez Ramos, secretário de Governo e Gestão Estratégica, reforçou que as duas rotas representam pilares fundamentais para o desenvolvimento econômico do Estado. A Rota Bioceânica, que ligará o Brasil ao Oceano Pacífico por meio do Paraguai e do Chile, e a Rota da Celulose, que concentra investimentos bilionários no setor florestal e industrial, colocam Mato Grosso do Sul em um novo patamar de competitividade e integração regional.

“Estamos colocando o Mato Grosso do Sul no caminho do progresso e olhando para ele com um olhar competitivo, inserindo-o nessas rotas que transformam nossa economia. Hoje, temos 80% da ponte da Rota Bioceânica já executada, o que mostra o avanço concreto desse projeto que vai ampliar o comércio internacional e impulsionar a integração regional”, afirmou Rodrigo Perez.

De acordo om o secretário, o estado caminha também para se consolidar como o maior vale da celulose do Brasil, resultado de planejamento logístico integrado e fortalecimento da infraestrutura. A Implantação do sistema free flow nas rodovias estaduais também esta prevista,  modernizando o tráfego, reduzindo custos e tornando o transporte mais eficiente e seguro.

Já Thaner Castro Nogueira, secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, apresentou o MS Ativo Municipalismo, programa que aproxima o Governo do Estado dos municípios e concentra esforços em cinco grandes áreas: Saúde, Educação, Infraestrutura, Assistência Social e Desenvolvimento Econômico.

“O MS Ativo nasce do diálogo, da escuta e da cooperação com foco nas pessoas. Ele mostra a capacidade de transformar políticas públicas em soluções reais para os desafios da população. Quando governo e prefeituras trabalham juntos, com planejamento e propósito, o resultado chega na ponta — onde a vida das pessoas acontece”, destacou Thaner.

O Painel reforçou a visão estratégica do Governo do Mato Grosso do Sul, que aposta em inovação, logística e cooperação federativa para garantir que o desenvolvimento alcance todos os cantos do Estado, consolidando o MS Ativo como marca de gestão moderna, eficiente e próxima dos municípios.

Na sequência, o filósofo Clóvis de Barros Filho trouxe uma reflexão profunda sobre ética, propósito e responsabilidade na gestão pública em sua palestra “Ética, Propósito e Responsabilidade na Gestão que Transforma”. Segundo ele, a palavr

“moral” é hoje considerada obsoleta, e a prática ética vai muito além de regras rígidas: trata-se de assumir responsabilidades e tomar decisões conscientes que gerem impacto positivo na vida das pessoas.

“A ética não é apenas uma obrigação, mas uma escolha que define quem somos e como deixamos nossa marca. O gestor que entende seu propósito e assume responsabilidade por suas ações cria uma gestão capaz de transformar a sociedade de maneira significativa”, destacou Clóvis.

Ao final da palestra, Thalles Tomazelli, presidente da Assomasul, fez uma pergunta ao palestrante:

“Como um gestor pode transmitir propósito e responsabilidade à

Do MS Ativo à Gestão Ética: Estratégia, Inovação e Responsabilidade no Desenvolvimento do Estado

sua equipe de forma que todos percebam o impacto real do trabalho deles na vida das pessoas?”

Clóvis respondeu: “A pergunta é maravilhosa. Eu tenho pra mim que a melhor maneira de você influenciar as pessoas, muito mais do que apenas falar, é fazendo. Você influencia muito mais como referência de ação do que como discurso. As pessoas se impressionarão muito mais com suas ações e decisões do que com suas palavras.”

A palestra reforçou a importância de reflexão e consciência na tomada de decisões públicas, convidando prefeitos, secretários e vereadores a enxergarem a gestão como oportunidade de gerar impacto duradouro, baseado em valores, responsabilidade e propósito coletivo.

Fale com a Redação