DOF capacita mais 28 policiais para atuar na região de fronteira

1729

12/12/2014 12h58

DOF capacita mais 28 policiais para atuar na região de fronteira

Dourados News

Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (12) no plenário principal da Câmara Municipal de Dourados o DOF (Departamento de Operações de Fronteira) oficializou a formação da 4ª turma do curso de especialização do departamento, que é referência nacional em segurança de fronteiras.

A turma de 28 policiais com 20 deles do próprio departamento, dois do Exército Brasileiro, dois da PRE (Polícia Rodoviária Estadual), um da Polícia Militar de Mato Grosso, um da Polícia Militar de Goiás e dois da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, sendo um de Fátima do Sul e outro de Ponta Porã, receberam certificados e estão à disposição para começarem a atuar.

“Ainda estamos buscando completar o nosso efetivo. Temos uma previsão de 140 homens até o ano que vem não só com esses policiais que estão sendo formados hoje, mas também os que estão dentro da Polícia Militar sendo formados no curso de soldado. Desses, 24 serão integrados ao DOF. Mas, nosso objetivo é chegar a 300 homens, número que consideramos ideal”, disse o comandante do departamento, coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte.

Ainda conforme a avaliação do coronel, a participação de militares de outros órgãos de segurança pública é reflexo de uma necessidade de haver integração em prol de um trabalho melhor executado por todos esses órgãos no combate aos ilícitos transfronteiriços.

“Com efetivo maior e ajuda dos outros órgãos de segurança pública com certeza nossa fronteira será melhor protegida. Os Estados que tem divisa com Mato Grosso do Sul e principalmente aqueles que têm fronteira com outros países possuem interesse em realizar os cursos que fazemos aqui justamente para entenderem e conhecerem como é a nossa forma de atuação, que em todo o país tem reconhecimento e é uma referência consolidada”.

O trabalho diferenciado foi destacado também pelo secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, que esteve presente no evento e destacou a importância do DOF para o Estado e dentro do contexto nacional.

“Realmente o DOF ao longo dos seus 28 anos desenvolveu uma forma de trabalhar que vem servindo de exemplo para outros Estados brasileiros que vão replicando. E temos que estar permanentemente promovendo capacitações como a que foi oferecida a esses policiais que se formam hoje, para termos condições de dar maior de resposta na proteção à sociedade. Este ano, por exemplo, realizamos 3,2 mil cursos em todas as instituições com resultados excelentes. Este foi um dos eixos da minha gestão”, declarou Jacini, já em clima de despedida do cargo que deve deixar em janeiro do ano que vem.

Curso ensinou espanhol e técnicas diferenciadas de abordagem

Policial do 4º Batalhão de Ponta Porã, Samuel Castilho Ferreira Aragão, 28, disse que a capacitação o habilitou a ter condições de executar melhor seu trabalho dentro da corporação. “Estou habilitado a integrar o DOF, mas ainda continuo no batalhão. O curso tem muitos itens que são diferentes a começar pela abordagem que é diferenciada da feita pela PM por ser mais técnica no sentido de apurar com precisão os crimes transfronteiriços e não os comuns que a gente presencia na rotina na cidade. O olhar é mais clínico. Isso me capacita a servir de forma ainda melhor ao cidadão”.

Atualmente no DOF, Angelo Souza Mendonça, 33, já serviu na PM e na Força Nacional. Na avaliação do ‘dofiano’, por mais que a rotina ensine muito, qualquer capacitação é um adendo a mais na execução de um bom trabalho.

“Por mais que a gente trabalhe e vá aprendendo com a capacitação inicial e também a rotina, todo policial deve estar sempre se reciclando. Esse curso foi muito bom por nos proporcionar aprendizado de espanhol, que é uma coisa importante para a atuação na fronteira. Houve também uma troca de conhecimento muito boa com quem veio de fora”.

Ano extraordinário’

Questionado sobre o balanço do ano, o comandante do DOF classificou o trabalho como “extraordinário” para o departamento, com relação a apreensão de drogas e recuperação de veículos com queixas de roubo e furto.

“Só para se ter uma ideia, no ano passado fechamos o ano com cerca de 35 toneladas de maconha apreendida e neste ano nós já estamos com 60 toneladas de entorpecente apreendido nas fronteiras com o Paraguai e a Bolívia. Creditamos esse balanço positivo justamente com relação a esses cursos e capacitações que temos ofertado aos nossos policiais”, disse Duarte.

Comandante do DOF (à direita) e secretário de segurança durante entrega de certificado a policial (Foto: Thalyta Andrade)

Secretário Wantuir Jacini destacou importância de investimentos em capacitação de policiais do Estado (Foto: Thalyta Andrade)

Coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte classificou ano da corporação como

Dofiano' há dois anos, Angelo destacou importância de reciclagem contínua em favor das ações policiais
(Foto: Thalyta Andrade)

Policial Militar em Ponta Porã, Samuel destacou que técnicas apresentadas no curso são diferenciadas e fundamentais na fronteira (Foto: Thalyta Andrade)

(Foto: Thalyta Andrade)