20.8 C
Campo Grande
domingo, 26 de outubro, 2025
spot_img

Domingo de glórias para o tênis brasileiro: Fonseca e Stefani vencem títulos internacionais

Fonseca supera Fokina na Suíça e Stefani conquista WTA 500 de Tóquio, reforçando presença do país no cenário mundial

O domingo (26) foi de festa para o tênis brasileiro. O carioca João Fonseca, de apenas 19 anos, conquistou o maior título de sua carreira ao vencer o ATP 500 da Basileia, na Suíça, derrotando o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em apenas 1 hora e 25 minutos de partida.

Fonseca, que já havia conquistado três títulos nesta temporada — o ATP 250 de Buenos Aires e os Challengers de Canberra e Phoenix —, marcou a maior conquista de um brasileiro em um torneio ATP 500 desde Gustavo Kuerten em 2001. Com o resultado, João saltou do 46º para o 28º lugar no ranking mundial da ATP, entrando no grupo dos 30 melhores do circuito.

Na final, o brasileiro mostrou firmeza e maturidade em quadra, quebrando o saque de Fokina logo no início de cada set e administrando a vantagem com solidez. Ele venceu 15 pontos a mais que o adversário, aplicou sete aces e manteve média de saque impressionante, variando golpes e destacando seu forehand inside out, que tem encantado fãs de tênis pelo mundo.

Emocionado, Fonseca agradeceu ao treinador e à família, que viajou do Brasil para assistir à partida. “Foi um prazer participar deste torneio aqui na Basileia e estou muito feliz”, disse o jovem atleta.

O destaque brasileiro não parou por aí. No Japão, a paulista Luisa Stefani conquistou o WTA 500 de Tóquio, ao lado da húngara Timea Babos. A dupla venceu com autoridade a sérvia Aleksandra Krunic e a cazaque Anna Danilina por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4.

Domingo de glórias para o tênis brasileiro: Fonseca e Stefani vencem títulos internacionais
Luisa Stefani conquista WTA 500 de Tóquio e garante quarto título no ano. (Foto: Reprodução / Instagram)

Essa foi a 13ª vitória da carreira de Stefani, sendo a quarta apenas nesta temporada. A brasileira e Babos também conquistaram outros dois WTA 500 — em Linz, na Áustria, e Estrasburgo, na França — além do WTA 250 de São Paulo, o SP Open.

“Ganhamos todos os pontos decisivos e isso fez a diferença hoje. Super feliz com mais uma semana especial em Tóquio, essas quadras e cidade têm um cantinho mais que especial no meu coração”, disse Stefani após a conquista.

Com os títulos, João Fonseca e Luisa Stefani reforçam a presença brasileira em níveis de elite do tênis mundial, renovando o entusiasmo dos fãs que já se lembram das grandes tardes de Gustavo Kuerten e do sucesso do país nas quadras internacionais.

Fale com a Redação