Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul devem ficar atentos: o prazo para pagamento da terceira parcela do IPVA 2025 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) termina nesta quarta-feira, dia 30 de abril. Quem optou pelo parcelamento do imposto deve quitar o valor dentro do prazo para evitar a cobrança de juros e multas por atraso.
A emissão do boleto pode ser feita de forma prática pelo portal e-Fazenda, disponível no site da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz). No ambiente digital, o contribuinte deve selecionar a opção “IPVA – Cidadão”. Para quem acessa pela primeira vez, é necessário realizar um rápido cadastro. Também é possível gerar o boleto informando o número da placa e o Renavam do veículo.
O não pagamento da parcela até a data de vencimento resulta em encargos adicionais, como juros de mora e multa, o que pode impactar o valor total do imposto.
Formas de pagamento
O IPVA pode ser pago por diversos canais, oferecendo mais comodidade aos contribuintes. Entre as opções estão:
- Pagamento via Pix;
- Bancos credenciados;
- Postos de arrecadação do Detran-MS;
- Agências dos Correios;
- Internet banking dos bancos conveniados;
- Unidades do Fácil de Campo Grande (Aero Rancho, Guaicurus, Coronel Antonino e Shopping Bosque dos Ipês), das 8h às 16h;
- Caixas eletrônicos, com o código de barras;
- Casas lotéricas (para valores de até R$ 1 mil, até às 18h).
A próxima e última parcela do IPVA 2025 vence no dia 30 de maio. Os contribuintes que ainda não quitaram as parcelas anteriores devem regularizar a situação o quanto antes para evitar complicações com a documentação do veículo.