19.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de novembro, 2025
spot_img

Doses da vacina Coronavac chegam na base aérea de Campo Grande

Às 15h15 desta segunda-feira (18), cerca de 158 mil doses da vacina chinesa contra a covid-19, a CoronaVac, chegaram em Campo Grande. Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável pelo transporte e pousou na Base Aérea. Esta primeira entrega será destinada a 97 mil indígenas aldeadas e 61 mil aos profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 e aos idosos em asilos. 

O avião decolou de Guarulhos na manhã de hoje e, antes de chegar a Mato Grosso do Sul, deixou doses em Florianópolis (SC). A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal vão escoltar caminhão até o pátio da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve). Depois, a distribuição será feita pelas forças estaduais.

O desembarque das doses foi acompanhado pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e pelos secretários municipal e estadual de saúde, José Mauro Filho e Geraldo Resende, além do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Doses da vacina Coronavac chegam na base aérea de Campo Grande
na cidade de Sidrolândia. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

O governador Reinaldo Azambuja disse que é uma expectativa do Brasil. “Acho que todos nós aguardávamos esse momento de poder receber as primeiras doses. São 158 mil. Uma ansiedade de toda a população. Sempre defendemos o Programa Nacional de Imunizações e agora vamos seguir à risca. Esse carregamento sai, vai para o nosso laboratório e em 48 horas vai para todos os municípios. É um momento importante. Pelo menos começou”. 

Mais doses são aguardadas para as próximas semanas, segundo o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende. “Aguardamos para que a gente tenha um quantitativo adicional para continuar imunizando a nossa gente de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunizações. É um momento de alegria e de emoção”, afirmou. 

Ainda na tarde desta segunda, as três primeiras pessoas deverão receber a primeira dose da vacina na capital de Mato Grosso do Sul, sendo um médico, de 43 anos, da linha de frente do Hospital Regional; uma idosa, de 82 anos, institucionalizado no Asilo São João Bosco; e um indígena, de 92 anos, residente na cidade de Sidrolândia.

Elas serão imunizadas em ato simbólico de início da vacinação, no Hospital Regional Rosa Pedrossian, referência no tratamento a pacientes com a infecção pelo novo coronavírus, com a presença do Governador Reinaldo Azambuja, o secretário Estadual  de Saúde, Geraldo Resende, a diretora presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo e demais autoridades.

A distribuição para os 79 municípios deve começar ainda nesta terça-feira (19), em ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

A previsão é que na quarta-feira (20), comece a aplicação das vacinas. “Já foi montado o itinerário. As equipes sabem onde vão pegar e deixar as vacinas”, pontuou Geraldo Resende.

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, a primeira fase da imunização vai englobar trabalhadores em saúde; idosos com mais de 75 anos; aqueles com mais de 60 que estejam em asilos; índios aldeiados e pessoas com comorbidades.

Na primeira etapa de imunização, a previsão é de que sejam vacinadas 211.633 pessoas em Mato Grosso do Sul. O objetivo, nas quatro fases é alcançar cerca de 890.653 pessoas.

A eficácia geral da vacina CoronaVac é de 50,38%, com 78% de prevenção para casos leves de coronavírus e 100% para casos moderados e graves da doença.

Fale com a Redação