Dourados mobiliza servidores em ação de conscientização sobre o diabetes

10
Em Dourados, o número de pessoas diagnosticadas aumentou 29% e reforça o alerta para a prevenção. Foto: Assecom/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio do Programa Ambulatorial de Serviços de Atendimento Especializado – PASAE, realiza nesta sexta-feira, 28, uma manhã especial de conscientização sobre o diabetes, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde. O evento será das 7h ao meio dia, no Paço Municipal, e é voltado especialmente aos servidores públicos municipais.

A programação inclui aula de alongamento, orientações nutricionais, distribuição de materiais educativos, aferição de glicemia capilar e informações sobre cuidados com o pré-diabetes, entre outras ações voltadas à melhoria da qualidade de vida.

Em Dourados, o número de pessoas diagnosticadas reforça o alerta, atualmente, 9.215 moradores convivem com diabetes, contra 7.121 em 2022. O aumento de 29% no diagnóstico da doença no período de três anos segue a tendência observada em todo o país.

Para a secretária adjunta de Saúde, Terezinha Picolo, a mobilização reforça o compromisso da gestão com a prevenção e o cuidado integral das pessoas que vivem com a doença. “O diabetes é uma condição que muitas vezes se manifesta de forma silenciosa, por isso é essencial manter os exames em dia e adotar hábitos saudáveis. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para garantir mais qualidade de vida e evitar complicações futuras”, destacou.

O evento integra o conjunto de ações da Prefeitura de Dourados voltadas à promoção da saúde neste mês de novembro, incentivando práticas como atividade física regular, alimentação equilibrada e monitoramento constante da glicemia.

SOBRE O DIABETES

Diabete é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do organismo. O diabete pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas, como o câncer.

TIPO 1

O Diabetes Melito tipo 1 (DM1) é uma doença crônica não transmissível, hereditária, caracterizada pela destruição das células do pâncreas (beta-pancreáticas) responsáveis pela produção e secreção de insulina, o que resulta em uma deficiência na secreção deste hormônio no organismo. O pico de incidência do DM1 ocorre em crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, e, menos comumente, em adultos de qualquer idade, embora o diagnóstico em pessoas adultas também seja recorrente. No Brasil, estima-se que ocorram 25,6 casos por 100.000 habitantes a cada ano, sendo considerada uma incidência elevada. O tratamento exige o uso diário de insulina para regular os níveis de glicose no sangue, evitando assim complicações da doença.

TIPO 2

O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao: sobrepeso; sedentarismo; triglicerídeos elevados; hipertensão e hábitos alimentares inadequados. Por isso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.