A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), está preparando uma rede integrada de pontos de apoio para atender os contribuintes que não tiverem acesso aos meios eletrônicos para pagamento do IPTU 2026, que será totalmente digital a partir do ano que vem. Escolas Municipais, Centros de Educação Infantil, Centros de Referência em Assistência Social, Centro Administrativo Municipal, Central de Atendimento ao Cidadão, Poupa Tempo e outros locais estrategicamente escolhidos vão imprimir os boletos e, com isso, facilitar a vida das pessoas.
O IPTU Digital é uma ferramenta inovadora que vai gerar praticidade para o cidadão, sustentabilidade para o meio ambiente e economia para os cofres públicos. Por meio do site oficial da prefeitura, das redes eletrônicas de apopio e da assistente virtual “Doura”, a população contará com os serviços na palma da mão a partir de janeiro de 2026.
O carnê do IPTU não chegará mais na casa do contribuinte, mas ninguém ficará sem atendimento. “Nossa equipe está trabalhando para colocar cerca de 30 pontos de apoio em funcionamento, onde servidores municipais estarão ligados ao sistema da Secretaria Municipal de Fazenda e poderão imprimir os boletos de pagamento, já com o código QR para que a pessoa consiga pagar através do PIX”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária municipal de Fazenda.
A descentralização, levando o atendimento também aos distritos de Dourados, envolverá ainda a instalação de postos de suporte no Shopping Avenida Center, na Câmara de Vereadores, na Central de Atendimento ao Cidadão, na Prefeitura e no PoupaTempo Dourados. O público também será atendido pelos canais online como Unidade de Cobrança, pelos telefones 2222-1921 e 98163-0490 (WhatsApp), email [email protected]; Unidade de Atendimento, pelo telefone 2222-1939 e email [email protected]; Atendente Virtual DOURA, cujo o número ainda está em desenvolvimento e pelo site da Prefeitura de Dourados, no endereço www.dourados.ms.gov.br e acessar a opção IPTU.
A secretária Suelen Nunes Venâncio ressalta que a decisão de lançar o IPTU Digital foi motivada após um levantamento realizado pela equipe técnica que identificou um gasto de aproximadamente R$ 4 milhões nos últimos quatro anos apenas com a impressão dos carnês de IPTU e envio aos contribuintes através dos Correios. Além disso, constatou-se que 60% dos contribuintes já realizavam o pagamento via PIX, diretamente pelo site da Prefeitura, sem utilizar o boleto físico. Outros 10% dos carnês eram devolvidos pelos Correios por problemas de endereço ou entrega.
A praticidade do IPTU Digital também é uma das vantagens para o cidadão. “A iniciativa vai substituir os carnês impressos com acesso prático e online às guias de pagamento, o que vai gerar econmia aos cofres públicos, promover sustentabilidade e facilitar o acesso dos contribuintes aos diversos serviços”, explicou Suelen Nunes. “Perserguir a economia dos recursos municipais para investir em melhores serviços para a população é determinação do prefeito Marçal Filho e com essa medida vamos deixar de gastar com impressão e postagem”, ressalta.











