Dourados supera 78 municípios com maior saldo na geração de novos empregos

12
Comércio foi o setor que mais gerou emprego no acumulado dos últimos 12 meses. Divulgação

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho aponta que Dourados superou os outros 78 municípios de Mato Grosso do Sul com saldo positivo de 338 novas vagas formais no mercado de emprego, seguido por Três Lagoas, que criou 327 novas vagas; Inocência, com 172; Nova Alvorada do Sul, com 112 novas vagas e Ribas do Rio Pardo, com 108. No outro extremo, Nova Andradina fechou 208 postos de trabalho, sendo o município que mais perdeu vagas formais no mercado, seguida por Costa Rica, com fechamento de 110 vagas; Corumbá, com 102 vagas a menos; Paraíso das Águas, com saldo negativo de 89 vagas; e Campo Grande, que fechou  76 postos de trabalho no período que foi de novembro de 2024 a outubro de 2025.

No geral, Mato Grosso do Sul encerrou outubro de 2025 com a criação de 880 novas vagas formais de trabalho e acumulou, nos últimos doze meses, saldo positivo de 16.989 empregos com carteira assinada. O levantamento foi divulgado pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, com base no Painel de Informações do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Foram 421.099 admissões e 404.113 desligamentos no período. Com isso, o estoque total de postos formais atingiu 702.030 em outubro. A taxa de rotatividade permaneceu em 33,02% nos últimos 12 meses. O desempenho mensal foi impulsionado pelos setores de comércio, construção e indústria. O comércio liderou a geração de vagas, com saldo de 432 novos postos formais, seguido da construção civil, com 412 vagas, e da indústria, com 203. Agropecuária (-72) e serviços (-95) registraram retração pontual no mês. No total, foram 34.640 contratações e 33.760 desligamentos em outubro.

O Governo do Estado celebra os números. “O resultado de outubro tem o impacto das contratações no setor de comércio. Muitas das vagas são temporárias e deveremos ter, entre janeiro e fevereiro do ano que vem, o retorno de algumas dessas pessoas ao mercado de trabalho”, ressaltou o secretário Jaime Verruck, titular Semadesc. “Importante lembrar os feirões de emprego que temos realizado por meio da Funtrab, onde temos oferecido uma diversidade de vagas e ressaltar a importância da nossa plataforma online de encaminhamento para o mercado de trabalho, que é o MS Qualifica Digital”, completou Verruck.

Sobre o MS Qualifica Digital, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, reforça a importância de jovens e adultos, que estejam fora do mercado de trabalho, cadastrarem suas informações pessoais e habilidades profissionais na plataforma, a fim de “ficarem visíveis para todas as empresas que já disponibilizaram vagas na plataforma. E é por meio do MS Qualifica Digital que estão sendo oferecidas as vagas de trabalho para as novas indústrias e outros empreendimentos, que já estão se instalando no Estado”.

A plataforma de oferta de emprego e qualificação do Governo do Estado está disponível no endereço www.msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS). O MS Qualifica Digital foi criado para facilitar e agilizar a conexão entre trabalhadores e empresas, com oferta permanente de oportunidades de capacitação e de contratação. “É a nossa vitrine de vagas de emprego e de pessoas em busca do primeiro emprego ou de mudanças de carreira. Um serviço gratuito, com um sistema de navegação simples e inclusivo, garantindo que todos possam utilizar a ferramenta”, finalizou o secretário-executivo Esaú Aguiar.