A Câmara de Dourados realizou, na noite desta segunda-feira (14), a 46ª sessão ordinária, última de 2020. Durante a tribuna livre, o presidente da Casa de Leis e prefeito eleito de Dourados, vereador Alan Guedes (Progressistas), fez seu último discurso, agradecendo aos oito anos no Poder Legislativo, sendo dois à frente da Mesa Diretora.
“Quero usar esse tempo para fazer um tributo ao Poder Legislativo e a tudo o que representou na minha caminhada, na minha trajetória”, afirmou Alan Guedes. “Saio com sincero sentimento de dever cumprido. Fiz amigos, briguei com amigos, e tenho convicção que no final de tudo a garantia de ir pra casa com o sentimento de dever cumprido é o que nos move”, ressaltou.
Ainda durante se discurso, o prefeito eleito de Dourados apontou que sempre sonhou em ser vereador do município, entrando na Casa de Leis muito novo, com 26 anos, porém com a trajetória pessoal muito consolidada. Ainda agradeceu seus colegas de tribuna pelo trabalho desempenhado durante estes oito anos.
“Gostaria de fazer menções a todos os colegas. Convivi com um número altíssimo de vereadores e cada um deixou uma marca na minha trajetória. Tenho convicção de que tive o respeito de todos. O período na Câmara foi fundamental, primeiro como pessoa, depois como homem público que, pela vontade popular, ascende ao cargo de prefeito de Dourados”, destacou.
Alan Guedes ainda apontou que sempre foi vereador de oposição, independente, mas sempre teve um bom relacionamento com a prefeita municipal Délia Razuk (sem partido) e, mesmo tendo diferentes opiniões e posicionamento, nunca usou a tribuna da Câmara de Dourados para atacar quaisquer colegas ou autoridade pública do município ou Estado.
Ordem do Dia
Ainda durante a sessão ordinária, os vereadores discutiram e aprovaram projetos. Em 3ª votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 103/2020 (020), de autoria do Poder Executivo, que estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Dourados (MS), para o exercício financeiro de 2021. Com emendas anexas.
Em 2ª discussão e votação, do vereador Mauricio Lemes (PSB), foram aprovado os projetos de Lei nº 097/2020 e nº 115/2020, que denominam, respectivamente, como “Praça Adelcio Mente” a praça a ser construída na Rua Filinto Muller com a Rua Itu, no Jardim Márcia, e como “Rua Ary Silveira” a Rua Corredor B, em toda sua extensão, localizada no Residencial Pelicano.
Do vereador Idenor Machado (PSDB), foi aprovado o Projeto de Lei nº 116/2020, que denomina as ruas do Bairro Royal Parque (Chácaras Califórnia) como: “Avenida Altezevelte Dutra de Araújo” a Avenida Projetada RP A; “Rua Claudino Sanches” a Rua Projetada RP 01; “Rua Jaime de Oliveira Cruz” a Rua Projetada RP 02; “Rua Sebastião Cuesta Diez” a Rua Projetada RP 03; “Rua Kalil Gomes” a Rua Projetada RP 04; e “Rua Leoncio Soares” a Rua Projetada RP 05.
Ainda foi aprovado, também de Idenor Machado, o Projeto de Lei nº 117/2020, que denomina as ruas do Bairro Jardim do Bosque II como: “Rua Geralda Pereira Luchese” a Rua Projetada 05 JB; e “Rua Maria Alexandrina Maia Duarte” a Rua Projetada 07 JB.
O Projeto de Lei nº 118/2020, de autoria do vereador Alan Guedes, que denomina como “Cleber Afonso de Souza” o loteamento social privado, localizado na quadra 06, entre as ruas Rene Miguel, Zilda Rodrigues Rios, Local 01 e Frederico Adão Ebling, no Residencial Idelfonso Pedroso, foi aprovado.
Em 1ª discussão, foi aprovado o Projeto de Lei nº 111/2020, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), que denomina como “Rua Coronel Francisco José Antunes” a Via Marginal no Bairro Alphaville.
Do vereador Bebeto (PTB), foi aprovado o Projeto de Lei nº 119/2020, que denomina como “Praça João Batista Venial da Rosa” a praça localizada na Rua Crispaldo Ferreira da Silva esquina com a Rua Nina Gomes da Silva, no Distrito de Vila Formosa.
O Projeto de Lei nº 122/2020, de autoria do vereador Cirilo Ramão (MDB), que denomina como “Rua Antonio Rodrigues dos Santos”, por duplicidade a Rua Vittorio Fedrizzi, em toda a sua extensão, localizada no Bairro Vila Toscana 2, foi aprovado.
De Silas Zanata (PSDB), foi aprovado o Projeto de Lei nº 123/2020, que altera a redação da Lei nº 1.342 de 09 de setembro de 1985, denominando como “Rua Milton Alvez Cassimiro” a Rua do Amor, em toda a sua extensão, localizada no distrito de Indápolis.
Ainda foi aprovado o Projeto de Lei nº 125/2020, de autoria vereador Idenor Machado, que denomina como “Praça Yara Brito Chaim Jardim Rosa” a área denominada como Praça Pública, localizada no Loteamento Portal de Dourados, situada na Alameda das Acácias com alinhamento da Rua Toshinobu Katayama.
Do vereador Alan Guedes, foram aprovados os projetos de Lei nº 126/2020 e nº 127/2020, que denomina, respectivamente, como “Rua Cesar Gomes de Matos” o logradouro situado na quadra 01, entre as Ruas Floriano Brum, José de Alencar, e Ruas Izzat Bussuan e Joaquim Alves Taveira, em toda sua extensão, localizada no loteamento Vila Índio, e como “Rua André Luiz Melhorança” a Rua Projetada 1 RNH, em toda sua extensão, localizada no loteamento Conjunto Habitacional Yvatê.
Em única votação, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo, de autoria do vereador Cirilo Ramão, que concede Diploma de Honra ao Mérito Legislativo a Vera Lúcia Pirota Delmute, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.











