E-book destaca cases de sucesso desenvolvidos por profissionais da Rede de Assistência Social 

22
Fotos: PMCG

Profissionais que atuam na Rede de Assistência Social do município marcaram presença na Faculdade Insted na noite desta segunda-feira (15), para o lançamento de um e-book, que reúne 12 artigos sobre práticas exitosas desenvolvidas na Rede. A publicação é fruto do 5º Seminário Boas Práticas de Assistência Social, evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) no ano passado, e representa o registro e a sistematização do trabalho executado pelos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O evento reuniu profissionais e autoridades, celebrando a sistematização de ações que demonstram o compromisso da gestão municipal com a proteção social. Os trabalhos publicados no e-book abrangem desde projetos de reordenamento de fluxo no Centro POP, passando por iniciativas de prevenção ao isolamento social do usuário por meio de visitas domiciliares, até a execução do tradicional FestSuas, evento que reúne, anualmente, idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso.

E-book destaca cases de sucesso desenvolvidos por profissionais da Rede de Assistência Social 

Os artigos que compõem o livro digital, produzido em parceria com a Faculdade Insted e a Life Editora, são o resultado direto do Seminário de Boas Práticas de Assistência Social, que, desde 2018, já se tornou uma tradição ao divulgar as ações exitosas da rede municipal. O evento de 2024, além de proporcionar a troca de experiências entre os trabalhadores do SUAS, fez alusão aos 31 anos da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).

Os textos são um registro qualificado das experiências exitosas conduzidas pelas equipes multiprofissionais que integram a rede socioassistencial, composta por psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos, educadores sociais, cuidadores e profissionais da área administrativa, que atuam para a efetividade da política pública de assistência social de Campo Grande.

O objetivo do Seminário é dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos trabalhadores da assistência nos equipamentos da SAS. Ao divulgar as experiências, o livro digital reforça o compromisso da SAS com a valorização do trabalho realizado no âmbito do SUAS, sendo um registro qualificado das experiências conduzidas pelas equipes multiprofissionais.

Relevância

Durante o evento, profissionais e autoridades destacaram a importância da Assistência Social e o valor da publicação. O diretor executivo da Faculdade Insted, Fernando Bunlai, expressou seu reconhecimento pela relevância do trabalho executado pelos profissionais

“Tenho um reconhecimento profundo pelos profissionais da Assistência Social, que enxergam os invisíveis e atuam para diminuir as diferenças em nossa sociedade. Vocês olham para essas pessoas todos os dias, acolhendo e levando dignidade a humana que muitas vezes é perdida”, disse.

A secretária-adjunta da SAS, Ines Mongenout, falou sobre a visibilidade que o e-book proporciona às práticas cotidianas. “Estar aqui podendo dar visibilidade às nossas práticas, junto com uma instituição tão renomada, diz muito para todos nós. Momentos como esse representam a colheita de nossos esforços”, afirmou.  

E-book destaca cases de sucesso desenvolvidos por profissionais da Rede de Assistência Social 

A transformação social proporcionada pelo e-book foi destacada pela superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues. “Falar de boas práticas em Campo Grande e um espaço democrático como esse é fundamental. Esse trabalho é uma troca de saberes, de reflexões da política pública, que evidenciam a atuação do profissional, que se dedica no desenvolvimento de suas atividades dentro dessa política pública”, pontuou.

Os professores Carlos Igor Jitsumori e Fabio do Vale, que atuaram na organização do material para a publicação, ressaltaram a qualidade do material recebido.

E-book destaca cases de sucesso desenvolvidos por profissionais da Rede de Assistência Social 

“O material é primoroso, robusto. Em cada texto lido encontramos efetivos pesquisadores. Foi uma parceria de muito trabalho, e isso só foi possível porque os artigos chegaram prontos. Ficamos felizes em entregar uma obra importante para a sociedade entender a qualidade do que vem sendo feito na Capital dentro da Assistência Social”, ressaltou Carlos Igor.