Mato Grosso do Sul deu um importante passo para fortalecer sua posição como destino no mercado global. Na terça-feira (11), a Embratur, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e o Sebrae realizaram o encontro de apresentação e devolutiva do Plano Brasis 2025–2027. De forma inédita, o evento apresentou ao trade turístico local, as diretrizes do Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil e o plano de ação específico para promover o estado internacionalmente.
O documento é resultado de um processo de escuta ativa realizado com os principais atores do setor em MS. O encontro desta terça-feira funcionou como uma devolutiva desse processo, apresentando uma estratégia construída coletivamente e alinhada às potencialidades únicas do estado. O foco principal da promoção será o ecoturismo, o turismo de aventura e a rica biodiversidade local, ações que agora estarão alinhadas à estratégia nacional da Embratur.
Diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis explicou que a metodologia do Plano Brasis analisou mais de 32 variáveis para definir os mercados emissores prioritários para Mato Grosso do Sul, sugerindo ações de curto, médio e longo prazo. O diretor enfatizou ainda que “a estratégia vai além de apenas focar no país, mas sim em nichos de público específicos”.
Ao afirmar que o Brasil está numa onda muito boa, Bruno Reis celebrou ainda os resultados recordes do turismo internacional no Brasil, que ultrapassou pela primeira vez os 7 milhões de visitantes, atingindo 7,6 milhões em outubro e superando as metas que foram estabelecidas para o ano.
Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling evidenciou que o Plano Brasis representa um marco importante para o turismo internacional do país e reforça o trabalho que já vem sendo realizado no estado. “O mais importante é que ele traz diretrizes específicas para cada estado, reconhecendo as particularidades e potencialidades regionais. Isso vai ajudar muito os destinos que ainda não possuem uma estratégia própria. No nosso caso, o documento vem para fortalecer o que já vínhamos desenvolvendo. Nosso papel agora é avaliar o que foi desenhado para o estado, fazer os ajustes e potencializar o que já está posto”, afirmou.
Para Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae no MS, o plano é fundamental para a eficiência e o alinhamento do setor. “O Plano Brasis alinha a estratégia das nossas instituições para promover Mato Grosso do Sul no mercado internacional, direcionando esforços e investimentos com base em dados e resultados efetivos. O Sebrae atua no fomento ao turismo para a inclusão dos pequenos negócios em diferentes elos da cadeia, da gastronomia e economia criativa à hospedagem e aos atrativos. Sabendo das principais necessidades e interesses dos turistas estrangeiros, podemos apoiar os empreendedores para que se preparem para esse mercado internacional de forma assertiva”.
Estratégia
O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional de Mato Grosso do Sul orienta a atuação do estado no mercado internacional, alinhando as diretrizes nacionais às vocações locais.
Diversos destinos foram destacados como pilares centrais da promoção. O estado, que abriga 65% da maior planície alagável do planeta, o Pantanal, foi orientado a associar suas experiências ao conceito de “safári”. A estratégia destacou produtos como a hospedagem imersiva em fazendas, o safári fotográfico, a Cavalgada Pantaneira e os cruzeiros fluviais.
Eleito 18 vezes o melhor destino de Ecoturismo do Brasil, Bonito e seu entorno serão promovidos por suas experiências em rios de águas cristalinas, grutas (como a do Lago Azul) e o Abismo Anhumas. O plano recomenda vincular a região à crescente demanda global por bem-estar, autocuidado e imersão na natureza. A iniciativa também destaca o potencial de Campo Grande como pólo de eventos, impulsionado pelo Bioparque Pantanal e as Várzeas do Rio Ivinhema para a observação de aves.
Dividido em três níveis, a estratégia traz os mercados emissores prioritários para Mato Grosso do Sul. Para atingir e potencializar estes públicos, o plano incentiva o uso de campanhas cooperadas, além da realização de press trips e famtours.
Além disso, os participantes do evento conheceram os principais mercados emissores para o estado, perfil dos viajantes, motivação das viagens, entre outros pontos.













