
Como parte das ações do programa Cidade Empreendedora em Eldorado, foi lançado, na noite de segunda-feira (08), o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), durante solenidade realizada na Câmara Municipal. O programa é executado pelo Sebrae/MS e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com a administração municipal. O evento contou com a apresentação técnica do PDM e uma palestra conduzida pelo mentor do Sebrae/MS, Tiago Gorski.
O plano reúne diagnóstico local, projetos prioritários, indicadores e diretrizes de monitoramento. A prefeita de Eldorado, Fabiana Lorenci, ressaltou a relevância do programa Cidade Empreendedora para o fortalecimento da economia local. “A chegada do programa ao município nos permite inovar, impulsionar novos projetos e fortalecer o comércio para que a economia gire e Eldorado prospere e cresça. Construir este plano foi um desafio, mas também um divisor de águas. Agora, precisamos da adesão dos comerciantes e empreendedores, que serão diretamente beneficiados. Durante os 18 meses de implementação, vamos trabalhar para que o plano se torne realidade e para que nossos empreendedores se renovem e abracem essa causa.”
Para a prefeita do munícipio, o programa é fundamental par ao desenvolvimento econômico da região
Para o analista da Semadesc, Vagner Alexandre Teixeira, o desenvolvimento depende de uma gestão eficiente e de um planejamento sólido. Ele destacou que “o lançamento do Plano de Desenvolvimento Municipal apresenta o trabalho a ser construído com a comunidade e para a comunidade, e será implementado com seriedade para alcançar os resultados que ele propõe. A Semadesc apoia a concretização do PDM não apenas com recursos, mas com engajamento na transformação, convidando também a sociedade a acompanhar e cobrar os resultados.”
Para o analista da Semadesc, o desenvolvimento do programa acontece depende da cooperação entre a comunidade e o poder público
O documento estabelece uma agenda integrada de desenvolvimento, alinhada às vocações do território e às necessidades da população. Nesse sentido, a diretora técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, enfatizou a importância do PDM como instrumento estratégico para o avanço econômico do município. “O Plano de Desenvolvimento Municipal representa a organização da sociedade de Eldorado para o que se pretende para o desenvolvimento deste município. Estamos confiantes de que o PDM irá contribuir com a melhoria dos indicadores de desenvolvimento deste município, sendo que inclusão produtiva, formalização de empresas, educação empreendedora e compras locais são alguns dos eixos priorizados no plano”.
Para diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, o PDM irá contribuir para a melhoria dos indicadores de desenvolvimento do município
Na ocasião, a coordenadora do Núcleo Socioambiental do MS – Itaipu Binacional, Edna Brindarolli, apresentou o Núcleo de Cooperação Socioambiental da região sudoeste, do qual Eldorado faz parte junto com outros 17 municípios. Sobre o PDM, ela chamou a atenção para o papel norteador do documento. “O Plano Municipal de Desenvolvimento é um instrumento essencial para orientar a gestão pública e definir o que se pretende como desenvolvimento local.”
A ação reuniu as autoridades que representam o município e o Sebrae/MS
Entenda como o PDM foi construído e quais são seus principais eixos estratégicos
O Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), que fundamenta o programa Cidade Empreendedora no ciclo 2025–2028, é um instrumento de gestão estratégica voltado à organização de prioridades, mobilização de lideranças e direcionamento de projetos transformadores nos municípios. A proposta é alinhar as vocações locais a entregas concretas, fortalecendo a gestão pública, impulsionando o empreendedorismo e gerando resultados mensuráveis para o desenvolvimento sustentável, a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
A estrutura do documento está organizada em quatro áreas-chave que orientam tanto o diagnóstico quanto às estratégias propostas: desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável; educação, inovação e capital humano; infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; e governança, gestão pública e inclusão social.
Clique aqui para consultar o PDM de Eldorado.
Transformando Eldorado com o Cidade Empreendedora
Desde 2018, o Cidade Empreendedora já atendeu 45 municípios em Mato Grosso do Sul. Atualmente, 36 cidades participam do programa, divididas em três modalidades: Transforma, Avança e Excelência. Em 2025, Eldorado está no Cidade Empreendedora pela primeira vez, aderindo ao pacote “Transforma”, que compreende 18 meses de atuação focados no desenvolvimento do município. Esse pacote é destinado aos municípios com baixo índice Firjan e é o que recebe maior parte dos investimentos do Governo, que arca com 85% do custo da iniciativa.
Na modalidade Transforma, a prioridade é inclusão produtiva e acesso a mercados, com foco em cinco eixos: Compras públicas e acesso a crédito, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Sala do Empreendedor e Simplificação, até dezembro de 2026.



















