O traficante Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (22), na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, onde cumpria pena, segundo informou o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Elias Maluco foi preso em setembro de 2002 e, em 2005, foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão pela morte do jornalista Tim Lopes.
O Depen não esclareceu as circunstâncias da morte – se o traficante morreu por causa natural ou foi assassinado, por exemplo. Segundo nota emitida pelo órgão federal, o local da morte foi preservado até a chegada da Polícia Federal, responsável pela perícia. A família foi comunicada sobre a morte pelo Serviço Social da penitenciária.
Ainda de acordo com o Depen, a Polícia Federal (PF) foi chamada para fazer perícia no local. O Instituto Médico-Legal (IML) também foi acionado, mas informou que só fará a retirada do corpo após a perícia.
Condenação
Elias Maluco foi condenado em 2002 por tráfico de drogas e associação para o tráfico e, em 2005, por homicídio, formação de quadrilha e ocultação de cadáver no caso de assassinato do jornalista Tim Lopes, que fazia uma reportagem sobre abuso de menores em um baile funk na Vila Cruzeiro, favela da zona norte do Rio.
Em 2013, foi sentenciado a mais 10 anos, sete meses e 15 dias de prisão, desta vez pelo crime de lavagem de dinheiro. A mulher e a sogra dele também foram condenadas pelo mesmo crime.