Nesta quinta-feira (18), a sessão solene inaugural marcou a retomada dos trabalhos na Câmara municipal de Campo Grande. Foram definidas as 15 lideranças políticas de cada partido e o presidente da casa de leis, vereador Carlão, falou sobre os desafios para o ano de 2021.
“Nossa expectativa é positiva. Será um ano de muito trabalho e da retomada do desenvolvimento econômico. Vivemos um período de crise mundial com a Pandemia da Covid-19 e agora já podemos ter mais esperanças devido a vacinação. Nossa prioridade será a saúde, a economia que foi muito prejudicada, a questão da infraestrutura da cidade que está sofrendo com as últimas chuvas, a educação que também sofreu impactos. Todas as áreas sofreram com a Pandemia. Agora, precisamos trabalhar arduamente para amenizar os problemas da cidade. Estou muito esperançoso que vamos superar os problemas”, afirmou Carlão.
Dentre as lideranças definidas hoje, o vereador Beto Avelar (PSD) será o líder do prefeito Marquinhos Trad na Câmara Municipal. Inclusive o prefeito esteve presente e fez um anúncio surpresa, de que deve fazer mudanças nos comandos de sua administração.
Dentre as funções dos líderes, está o poder de encaminhar para a votação, qualquer proposição sujeita à deliberação do Plenário, para orientar sua bancada. Ainda, durante o expediente da sessão ordinária, é concedido ao Líder, o uso da palavra para fazer um comunicação urgente ou responder a críticas dirigidas contra a política que defende, pelo tempo de cinco minutos. Essa palavra pode ser concedida a outro integrante do partido. Além disso, o líder será responsável pela indicação do vice-líder.
Confira abaixo como ficou a liderança de cada partido na Casa de Leis:
PSB – vereador Carlão
Patriota – vereador Edu Miranda
PSD – vereador Otavio Trad
Republicanos – vereador Gilmar da Cruz
PT – vereador Ayrton Araújo
PP – vereador Dr. Victor Rocha
SD – vereador Papy
PTB – vereador William Maksoud
Rede – vereador Prof. André Luís
PSL – vereador Coronel Alírio Vilassanti
PDT – vereador Tabosa
PSDB – vereador Prof. Juari
DEM – vereador Silvio Pitu
MDB – vereador Prof. Jamal
Podemos – vereador Clodoilson Pires
Comissões permanentes
Já a definição sobre os integrantes das 21 comissões permanentes da Câmara Municipal de Campo Grande deve ficar para a próxima terça-feira (23), quando está agendada a primeira sessão ordinária da 11ª Legislatura. Ainda não houve um consenso nas composições. Cada comissão conta com cinco integrantes (um presidente, um vice-presidente e três membros).
As comissões são definidas observando a representatividade proporcional dos partidos ou blocos parlamentares, conforme Regimento Interno da Casa de Leis. Pelas comissões tramitam os projetos de lei para emissão de pareceres e também são convocadas Audiências Públicas. As comissões são renovadas a cada dois anos.
O presidente da casa, ressaltou que ele e os demais vereadores precisam ter responsabilidade com as escolhas e demandas da população. “O povo tá de olho, os tempos são outros. Não adianta só falar bonito na tribuna”, pontuou.
No mesmo tom de Camila Jara (PT) e Tiago Vargas (PSB), os parlamentares que discursaram como representantes do Legislativo municipal,
Para o vereador Carlão, o ano de 2021 será desafiador e novas estratégias de trabalho precisam ser pensadas.
“Vamos arregaçar as mangas. Agora, assumi a presidência. Deixei de atender o presidente de bairro, o pessoal da favela, para atender os vereadores, dar condições de trabalho para vocês” afirma.
O presidente também falou sobre desafios. “Em 2006, um dos maiores desafios da minha vida, um câncer maligno. E eu venci. Em 2008, fiz 40 sessões de quimioterapia e decidi, disputar a eleição. Eu tinha medo, mas saí candidato. Outro desafio foi disputar a reeleição”, relembrou.
Por fim, disse que buscará a harmonia entre os poderes. “Não podemos prefeitar e o prefeito não pode verear. Temos poderes independentes. Vamos pensar grande, vamos pensar em Campo Grande”, finalizou Carlão.




















