Ao participar na terça-feira (08) do evento CNN Talks: COP30 – Resiliência Climática: Regulação e Financiamento, em Brasília (DF), o governador Eduardo Riedel (PSDB) apresentou o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul, com destaque para a instalação de novas indústrias, e também falou sobre a preservação do Pantanal e da meta ousada do estado ser ‘Carbono Neutro’ até o ano de 2030.
“Temos mostrado em Mato Grosso do Sul que pode aliar o desenvolvimento econômico, com a preservação ambiental. O nosso Pantanal tem 83% do território preservado e continuamos com uma série de ações de preservação da biodiversidade. Ao mesmo tempo que a produção agropecuária e industrial converge com nossos objetivos ambientais de se tornar um Estado carbono neutro até 2030”, afirmou na entrevista.
Na oportunidade, Riedel ressaltou que o Estado tem recebido grandes investimentos privados, que têm capacidade de gerar energia limpa, assim como mitigar a emissão de carbono. “Um dos exemplos são as novas plantas de celulose, bioenergia, assim como o crescimento da suinocultura e avicultura, em que temos uma série de programas de incentivo para se produzir de maneira mais sustentável”.

O governador citou ainda que Mato Grosso do Sul tem muito a acrescentar na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). “Somos um Estado que se propôs a ser carbono neutro em 2030. Além disto, trabalhamos para manter o Pantanal preservado. No Cerrado já temos a transição de áreas degradadas para áreas de maior produtividade. Mostra que estamos no caminho certo, envolvendo ciência e conhecimento”, finalizou Eduardo Riedel.
O evento discutiu pautas como o clima e a infraestrutura, reunindo autoridades públicas, representantes de agências reguladoras, especialistas e lideranças empresariais. Fruto de uma parceria entre a CNN Brasil e Agência iNFRA, a atração faz parte da cobertura especial rumo à COP30, que acontece em novembro na cidade de Belém (PA).