Em junho faz frio ou calor? Veja como será o clima em Mato Grosso do Sul

249
O pôr do sol do Parque das Nações Indígenas

No mês de junho ocorre a transição do outono para o inverno, mais precisamente às 17h51 do dia 21 e vai até 9h44 do dia 22 de setembro. Além disso, em 2024, junho vai marcar o fim iminente do El Niño. Mas como será o mês em Mato Grosso do Sul?

Para responder a pergunta, o Climatempo informa que o domínio, em geral, no mês vai ser de ar quente e seco, por conta da circulação de ventos favorecidas pela alta pressão do bloqueio, que vai fazer o ar quente passar sobre Mato Grosso do Sul.

Nos primeiros quinze dias, o calor será predominante e mais intenso do que o habitual, especialmente no centro-oeste e norte do estado, abrangendo áreas como Porto Mortinho, Corumbá, Miranda, Coxim e toda a região do Pantanal.

As temperaturas devem ficar de 2 a 3 graus acima da média.

Na segunda quinzena do mês, o calor continuará a prevalecer, mas há previsão da chegada de duas ou três frentes frias que podem trazer chuva para as regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia, causando uma queda nas temperaturas.

Dessa forma, há um risco maior de frio intenso, com possibilidade de geadas na região de Ponta Porã, Dourados e Naviraí, semelhante ao que ocorreu na última semana de maio.

Para o mês de junho, é esperado uma longa estiagem a partir de agora, o que significa baixa umidade relativa do ar, e com chuva, de maneira geral, vai ser abaixo da média.