Em super bloco, Marcio Fernandes lidera metade dos deputados da ALEMS

11
Marcio Fernandes (Foto: Divulgação)

A formação do chamado “Bloco 1” na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) consolida um novo cenário político na Casa. Com 12 parlamentares, metade dos 24 deputados estaduais, o grupo passa a ser liderado pelo deputado Marcio Fernandes (MDB), ampliando a força de articulação e influência nas principais comissões, especialmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

De acordo com documento oficial da Secretaria de Assuntos Legislativos e Jurídicos da ALEMS, o Bloco 1 é composto pelos seguintes deputados: Junior Mochi (MDB); Marcio Fernandes (MDB); Renato Câmara (MDB); Gerson Claro (PP); Londres Machado (PP); Antonio Vaz (PR); Pedrossian Neto (PSD); Professor Rinaldo (Podemos); Coronel David (PL); Neno Razuk (PL); Lucas de Lima (sem partido) e Lidio Lopes (Patriota).

O crescimento do bloco, que antes contava com oito integrantes, garante maior peso político nas decisões internas e assegura prerrogativas regimentais estratégicas.

“É com certeza para mim uma satisfação poder ser escolhido novamente líder de um bloco parlamentar aqui na Assembleia Legislativa e agora um bloco maior. Nós tínhamos 8 membros e agora a gente passa a ter 12, metade da Assembleia Legislativa, pertencendo ao bloco 1. Isso aumenta a nossa representatividade e nos dá o direito regimentalmente de indicar três vagas nas comissões, que é o mais importante”, afirmou Marcio Fernandes.

Segundo o parlamentar, a prioridade imediata será a definição da indicação para a CCJR, considerada a principal comissão da Casa por analisar a constitucionalidade e a legalidade das propostas antes que avancem para votação em plenário.

“Logo após a sessão, nós iremos nos reunir para começar a discussão sobre a vaga da CCJR. É que tinha um impasse nessa vaga. E que agora regimentalmente temos o direito de indicá-los”, destacou.

Votações em bloco

Com metade da composição da ALEMS, o Bloco 1 tende a ter papel decisivo nas votações. Marcio Fernandes reforçou que a intenção é manter unidade nas decisões. “Com certeza são 12 deputados que irão votar juntos, então com o mesmo objetivo, a gente trabalhar em conjunto, sempre discutindo, a gente joga aberto, reúne e procura fazer um entendimento para que a gente possa ter as votações em bloco”, declarou.

A articulação fortalece o grupo tanto no plenário quanto nas comissões permanentes, ampliando a capacidade de negociação e influência na pauta legislativa de 2026.