Encontro regional em Três Lagoas impulsiona integração e desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do Sul

7
Foto: Divulgação

Três Lagoas reuniu, nessa terça-feira (25), lideranças regionais comprometidas em desenvolver o turismo, a cultura, o esporte e a economia criativa. O Fórum de Turismo Regional da Costa Leste, realizado no auditório do ISI Biomassa, reuniu gestores públicos, representantes de instituições, empresários, pequenos empreendedores e técnicos de diversas áreas para discutir, de maneira estratégica, os caminhos que irão nortear a agenda de desenvolvimento do turismo a partir de 2026.

O evento foi promovido pelo Sebrae/MS, em parceria com a Associação Integra Costa Leste/IGR Costa Leste, Prefeitura de Três Lagoas, Abrasel Costa Leste e ISI Biomassa, dando continuidade ao movimento que vem se consolidando na região, principalmente, após o encontro realizado em Bataguassu no último dia 17 de novembro. Na ocasião, foi discutido o impacto econômico da chegada de grandes indústrias e o papel crescente do turismo no reordenamento dos municípios.

Encontro regional em Três Lagoas impulsiona integração e desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do SulCom foco no desenvolvimento turístico, líderes regionais discutiram sobre as novas perspectivas econômicas da região Costa Leste

Para a gerente regional do Sebrae/MS na Costa Leste, Josi Signori, a região cresce, se moderniza e se diversifica, o que dá ao turismo a oportunidade para se tornar um dos pilares dessa nova economia. “Estamos diante de uma das maiores oportunidades da história da Costa Leste. O Sebrae está ao lado dos empreendedores, oferecendo capacitação, informação qualificada e apoio técnico para transformar esse potencial em realidade, em todo nosso território”, destacou.

Com a realização do Fórum em Três Lagoas, o debate se amplia e passa a integrar uma visão regional orientada para o planejamento de longo prazo, com participantes de outros municípios como Aparecida do Taboado, Bataguassu e Cassilândia. O encontro propiciou uma aproximação inédita entre municípios vizinhos, instituições públicas, setor privado e entidades representativas.

A presença do secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Miranda, reforçou a importância da região nos planos estaduais. “A Costa Leste é um território estratégico para Mato Grosso do Sul. Aqui temos indústria, infraestrutura, natureza, economia criativa e, principalmente, municípios que querem trabalhar juntos. Essa integração turística é fundamental para que o setor deixe de ser uma promessa e se torne um vetor forte de desenvolvimento sustentável, geração de renda e qualificação empresarial”, pontuou.

“Três Lagoas sempre esteve à frente do crescimento econômico de Mato Grosso do Sul, e agora avança também na agenda do turismo. Estamos organizando a casa, ordenando as áreas banhadas pelos rios, fortalecendo nossa governança, dialogando com órgãos como Marinha e Imasul e integrando a nossa visão às demandas regionais. Receber este fórum significa assumir essa liderança com responsabilidade e visão de futuro e nós faremos isso”, garantiu o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia.

Para o presidente da Associação Integra Costa Leste, Joaquim Barbosa, o fortalecimento da governança turística é o maior legado da Costa Leste nesta fase. “Nenhum município cresce isoladamente. Quando unimos estratégias, compartilhamos dados, alinhamos políticas públicas e trabalhamos com foco regional. Queremos essa integração ainda mais forte em 2026, até mesmo com municípios vizinhos, como Andradina, no estado de São Paulo.”

De acordo com o diretor do ISI Biomassa, João Gabriel Marini da Silva, sediar o evento reafirma o compromisso do instituto com a inovação e o desenvolvimento sustentável. “Nosso prédio é turístico: aqui funcionavam oficinas da extinta estrada de ferro Noroeste do Brasil, com arquitetura única e preservada. O ISI Biomassa reconhece a importância desse debate e apoia iniciativas que ampliam a competitividade regional”, disse.

O presidente da Abrasel Costa Leste, Brenner Salviano, enfatizou o impacto direto do fortalecimento do turismo regional para o setor gastronômico. “A gastronomia é porta de entrada do turismo, porque é um dos setores mais impactados positivamente. A união das instituições que vemos aqui é fundamental para que bares e restaurantes se preparem para esse novo ciclo”, destacou.

O prefeito de Andradina (SP), Mário Celso Lopes, também esteve presente no encontro em Três Lagoas. Empresário do ramo, possui diversos empreendimentos com vocação turística, inclusive, o Parque Aquático Acqualinda, que deve fechar 2025 com aproximadamente 500 mil visitantes, sendo que, 60% deles são sul-mato-grossenses. “O parque foi projetado para receber gente do Brasil todo, mas que, orgulhosamente, tem entre os maiores clientes, pessoas deste estado. Eu acho que devemos construir juntos um trade regional, que possa beneficiar o MS e SP, olhando sempre para um setor que está em crescimento constante”.

Encontro regional em Três Lagoas impulsiona integração e desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do SulDurante o encontro também foram definidos os encaminhamentos da agenda do Sebrae/MS e do IGR Costa Leste a partir de 2026

Construção de uma agenda regional para 2026

O evento definiu encaminhamentos que irão orientar a agenda do Sebrae/MS e da IGR Costa Leste a partir de 2026. Entre as principais diretrizes estão aprofundar o debate sobre o uso das margens dos rios, criar grupos temáticos permanentes, revisar legislações municipais de turismo, ampliar dos programas de capacitação promovidos pelo Sebrae/MS, estruturar um calendário regional integrado de eventos e promover encontros periódicos de articulação, a exemplo dos fóruns de Três Lagoas e Bataguassu. Essas ações formam a base para um planejamento regional mais alinhado e sustentável.