30.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de maio, 2024
spot_img

Enem 2023: resultado do exame será divulgado na próxima terça-feira

Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no país ao permitir concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, financiamento e bolsas privadas

O resultado do Enem 2023 será divulgado na próxima terça-feira (16), de acordo com o calendário informado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para conferir a nota, os estudantes devem acessar a Página do Participante até que seu boletim de desempenho apareça. A nota dos treineiros estará disponível apenas em março.

O acesso à página é feito com o login único da plataforma gov.br. É preciso digitar o CPF e clicar em “Avançar”. Lá, será possível encontrar o boletim de desempenho do Enem.

Para quem perdeu a senha, é possível recuperá-la ao clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.

Com taxa de abstenção de 32%, cerca de 2,7 milhões realizaram as provas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.

Inscrição para Sisu começa dia 22

O Enem é a principal porta de entrada do ensino superior público, mas também serve para ter acesso a instituições privadas, universidades internacionais e os programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

 A partir deste ano, o programa passa a ter apenas uma edição por ano.

  1. As vagas: Neste ano, serão 264.360 vagas, distribuídas entre 127 instituições de educação superior. Em Mato Grosso do Sul serão ofertadas 4.430 vagas em quatro instituições públicas de educação superior. Para concorrer a uma delas, o candidato deve ter feito o Enem 2023 e tirado nota acima de zero na redação. As inscrições acontecem de 22 a 25 de janeiro.
  2. Como funciona: Na inscrição, o aluno escolhe até duas opções de cursos e/ou de instituição. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções no sistema quantas vezes quiser, tomando como base as notas de corte parciais divulgadas diariamente. Há vagas para cotistas (as regras variam de instituição para instituição).
  3. Pré-requisitos: ter prestado a edição mais recente do Enem e tirado nota superior a zero na redação.

Atenção: com a novidade da edição única, o programa terá apenas um calendário válido para todos os participantes. Ou seja, mesmo os candidatos que irão iniciar o curso no segundo semestre precisarão se matricular na mesma data daqueles que iniciam o curso no primeiro semestre.

Fale com a Redação