Inscrições começam na segunda-feira (26) e as provas vão ser aplicadas em 9 e 16 de novembro
O Ministério da Educação (MEC) publicou na noite desta sexta-feira (23) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, em edição extra do Diário Oficial da União. O documento oficializa uma série de mudanças no exame, que foram anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, na quinta-feira (22).
As inscrições começam na próxima segunda-feira (26, e seguem até 6 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, exceto em três cidades do Pará — Belém, Ananindeua e Marituba —, onde a aplicação ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, por conta da realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontece em Belém no mesmo período do exame.
✔️ Entenda as principais mudanças no Enem 2025
- Certificação do ensino médio
O Enem volta a servir como certificação para maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio. A opção deve ser feita no momento da inscrição. Essa possibilidade não substitui o Encceja, que continuará existindo. - Inscrição pré-preenchida
Todos os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em 2025 terão a inscrição automaticamente pré-preenchida no sistema. O aluno precisará apenas acessar a plataforma para confirmar a inscrição e escolher o idioma da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol). - Data diferenciada no Pará
Por conta da COP30, as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba terão o Enem nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, enquanto no restante do país as provas acontecem em 9 e 16 de novembro.
📝 Como será o exame
O Enem 2025 contará com quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
- Primeiro dia (9 de novembro ou 30 de novembro no Pará)
Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação.
⏰ Duração: 5h30. - Segundo dia (16 de novembro ou 7 de dezembro no Pará)
Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (química, física e biologia) e Matemática e suas Tecnologias.
⏰ Duração: 5h.
🔁 Reaplicação das provas
Participantes que enfrentarem problemas logísticos ou forem diagnosticados com doenças infectocontagiosas listadas no edital poderão solicitar a reaplicação do exame. O pedido deverá ser feito entre 17 e 21 de novembro. As provas reaplicadas ocorrerão em 16 e 17 de dezembro.
📅 Calendário completo do Enem 2025
- Inscrições: 26/5 a 6/6
- Pagamento da taxa: 26/5 a 11/6
- Solicitação de nome social: 26/5 a 6/6
- Atendimento especializado:
- Solicitação: 26/5 a 6/6
- Resultado: 13/6
- Recurso: 16/6 a 20/6
- Resultado do recurso: 27/6
- Aplicação das provas:
- Nacional: 9/11 e 16/11
- Belém, Ananindeua e Marituba (PA): 30/11 e 7/12
- Reaplicação: 16/12 e 17/12
O Enem segue sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de ser aceito em instituições de ensino superior de vários países.