Candidatos afetados por problemas logísticos, doenças ou desastres naturais podem solicitar nova prova pela Página do Participante
O prazo para solicitar a reaplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou nesta segunda-feira (17) e segue aberto até às 12h do dia 21 de novembro, no horário de Brasília. O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante. As provas reaplicadas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro, segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Inep.
A reaplicação é destinada a participantes que enfrentaram problemas logísticos, doenças infectocontagiosas ou desastres naturais durante a aplicação regular. É o caso dos candidatos de Rio Bonito do Iguaçu (PR), onde o município foi afetado por um desastre natural no período do exame. Cada participante poderá refazer apenas a prova correspondente ao dia em que não conseguiu realizar o exame originalmente.
Aplicação diferenciada no Pará
Em função da COP30, que será realizada em Belém no período do Enem, os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA) terão datas específicas para a aplicação do exame em 2025: 30 de novembro e 7 de dezembro.
Enem: porta de entrada para o ensino superior
Criado há mais de duas décadas, o Enem se consolidou como o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil. As notas são utilizadas no Sisu, Prouni e Fies, além de servirem como critério de seleção — total ou parcial — por diversas instituições públicas e privadas.
O desempenho no Enem também pode ser aproveitado em universidades de Portugal, que possuem convênio com o Inep, oferecendo entrada facilitada a estudantes brasileiros interessados em cursar graduação no país europeu.
O Inep reforça que o prazo para solicitar a reaplicação é impreterível e termina ao meio-dia do dia 21 de novembro.











