Publicado em 30/05/2017 18h43
Enem tem menor número de inscrições confirmadas desde 2013
O total de inscritos neste ano chegou a 7.603.290, mas nem todos confirmaram a inscrição. Em MS teve 82 mil candidatos, redução de 40% em relação ao ano passado.
Da redação
O Enem já tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O número é menor que o registrado nas últimas quatro edições do exame – em 2016, foram 8,6 milhões de confirmados.
O total de inscritos neste ano chegou a 7.603.290, mas nem todos confirmaram a inscrição. Ainda há 1,4 milhão de candidatos que têm até o dia 25 de junho para apresentar recurso requisitando a isenção do pagamento de taxa de inscrição, que neste ano é de R$ 82.
A isenção é concedida automaticamente para aqueles que completaram o ensino médio em escola pública, que representam 24,2% dos inscritos deste ano. Candidatos de família com renda per capita de até um e meio salário-mínimo ou que estejam inscritos no CadÚnico, sistema do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário) de identificação de famílias de baixa renda, também podem pleitear a isenção.
O número de não confirmados na edição deste ano é quase o dobro da de 2016, quando 648 mil pessoas se inscreveram, mas não pagaram a taxa de inscrição e, portanto, não realizaram o exame.Para Eunice Santos, diretora de gestão e planejamento do órgão, o aumento se deve ao fato de ser o primeiro ano em que a ficha social do candidato é batida com seu perfil no MDS, para saber se ele tem direito à isenção da taxa.
“Quem tiver direito [à isenção], terá esse direito preservado e assegurado”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), em entrevista coletiva.Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, os candidatos que tiverem recurso indeferido não poderão pagar a taxa de inscrição, e estarão excluídos do exame. Já aqueles que pleiteiam a isenção, mas já pagaram o boleto, não terão seu dinheiro devolvido mesmo caso seja constatado que se encaixam nos critérios sociais.
Mato Grosso do Sul
De acordo com balanço divulgado pelo Inep, 82.874 candidatos de Mato Grosso do Sul se inscreveram para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O número é 40,6% menor que o de 2016. Conforme os dados do Inep, no ano passado 139.637 pessoas se inscreveram ao exame.
O Estado também tem a menor quantidade de inscrições na região Centro-Oeste. O número de 2017 é o menor da região Centro-Oeste, que inclusive tem a porcentagem mais baixa do país, totalizando 8,3%. O Distrito Federal está na frente, com 113.266 inscrições, seguido por Goiás, com 199.830, e Mato Grosso, com 114.545.
