Considerado o evento esportivo mais tradicional de Campo Grande, a Corrida do Facho foi realizada na manhã deste domingo (28) em celebração aos 123 anos de Campo Grande, por sua vez comemorado na última sexta-feira (26). As equipes vencedoras deste ano foram a ADAC (Associação Desportiva Atletas de Cristo), na categoria feminino, e o CMO (Comando Militar do Oeste), no masculino. A premiação foi entregue pela prefeita Adriane Lopes.
A prova de rua não era realizada há dois anos por conta das restrições impostas pela pandemia do Covid-19. Com o retorno das atividades este ano, os atletas voltaram a treinar duro para a disputa da corrida. A professora de educação física da Adac, Sidneia Jala, comentou que o trófeu é fruto de um trabalho intenso de dedicação do grupo.
“É a primeira vez que conquistamos a prova, nas outras duas participações terminamos em terceiro lugar. Durante esses dois anos de pandemia, nós treinamos muito e agora conseguimos ficar em primeiro lugar”, celebrou a educadora. “A gente faz os treinamentos, cada atleta dá seu máximo. É uma sensação de alegria, de dever cumprido”, completou a aluna e atleta Mari.
A ADAC terminou o percurso com o tempo de 22 minutos e 37 segundos, em segundo lugar ficou a Fartlek A, com 22 minutos e 41 segundos, seguido pela Turma do Longo A, que fez 23 minutos e 7 segundos. Ao todo, 70 atletas divididos em 10 equipes participaram do revezamento do bastão. O percurso tinha 6 km ao longo da Rua Treze de Maio.

A prova de revezamento 10 por 1000 foi vencida pelo grupo B do CMO. O militar e atleta Julio Cesar Pissini, de 35 anos, disse que treina desde os 17 anos e que já esteve no pódio outras duas vezes. “Nos demos bem no começo e no final a gente conseguiu a vitória. Estamos treinando há dois meses, a passagem do bastão e a união, é muito importante essa vitória”, comemorou.
O CMO concluiu a prova em 35 minutos e 52 segundos, superando a equipe da ADAC (Associação Desportiva Atletas de Cristo) A e a equipe do Curso de Formação e Graduação de Sargentos, que fez no tempo de 38 minutos e 7 segundos. A prova masculina tem o percurso um pouco maior, com 10 km ao todo, também ao longo da rua 13 de Maio.