Nesta quarta-feira, dia 30, a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo realiza, junto com o governador Eduardo Riedel, uma visita técnica à Escola Estadual Maria Ramos, que será inaugurada oficialmente neste segundo semestre. O novo espaço chega para ampliar as oportunidades dos alunos do município e de toda a comunidade, garantindo uma educação de qualidade, capaz de transformar vidas e construir um futuro com mais dignidade para todos.
A escola leva o nome de Maria Augusta Costa Ramos da Silva, uma mulher que marcou a história da educação rio-pardense com sua luta, coragem e dedicação. Nascida em 22 de fevereiro de 1953, no Rio de Janeiro, Maria Ramos se mudou ainda criança para o sul de Mato Grosso, acompanhando a família até Porto Murtinho. Pouco depois, seu pai, professor, tradutor e tabelião assumiu o cartório de Ribas do Rio Pardo, cidade onde Maria fincou raízes e construiu sua história de amor pela educação.
Desde cedo, Maria mostrou que suas ideias estavam à frente do tempo. Na adolescência, junto de outros jovens e com o apoio de Magnólia Fogaça, trabalhou para trazer o ensino ginasial para Ribas, numa época em que só havia o ensino primário. Com o falecimento precoce do pai, precisou trabalhar cedo para sustentar a mãe e os irmãos, sem jamais abandonar o sonho de ver a educação florescer.
Defensora da igualdade, da justiça social e sempre envolvida em trabalhos pastorais, Maria Ramos se tornou professora e servidora de carreira do município e do Estado, atuando na área administrativa da Educação. Foi a primeira Secretária Executiva do Conselho Municipal de Educação e integrou a primeira composição eletiva do Conselho Tutelar de Ribas, defendendo os direitos das crianças e adolescentes.
Entre tantas contribuições, fundou uma escola de datilografia e sempre estimulou seus alunos a verem a leitura como a mola propulsora da vida. Determinada, concluiu o Magistério já com cerca de 50 anos e ingressou na graduação em Pedagogia, encerrando sua trajetória terrena deixando como legado o exemplo de que o conhecimento é a maior riqueza que se pode compartilhar.
A visita técnica desta quarta-feira contará com a presença do prefeito Roberson Moureira, do governador Eduardo Riedel e dos familiares de Maria Ramos: seu filho Marco Aurélio, a nora Luciana Malta, os netos Arthur e Alan, e seu irmão José Constantino Ramos Filho. Todos juntos para homenagear e celebrar uma história que inspira gerações.
Para a Prefeitura Municipal de Ribas do Rio Pardo, sob a gestão do prefeito Roberson Moureira, cada sala de aula da Escola Estadual Maria Ramos é mais que uma estrutura física: é a materialização do sonho de uma mulher que acreditava no poder transformador da educação e que, hoje, inspira toda a comunidade rio-pardense a continuar construindo um futuro melhor.