A equipe The Vikings, formada por estudantes da Escola SESI Naviraí, alcançou a 3ª colocação na primeira etapa do campeonato nacional de CoderZ, disputado entre os dias 26 de outubro e 10 de dezembro em uma plataforma virtual. Durante o torneio, o time de alunos do 6º e 7° ano do Ensino Fundamental recebeu orientações do professor de matemática e articulador de robótica Fernando Luiz Gonçalves.
A CoderZ League Junior é uma competição de robótica virtual em que os alunos praticam a codificação enquanto desenvolvem o pensamento computacional e as habilidades criativas de resolução de problemas. O objetivo é competir para desbloquear novos desafios e levar seus robôs virtuais às finais.
A diretora da escola, Paula Nudimila de Oliveira Silva, comemorou a vitória dos alunos. “Ver a empolgação dessas crianças ao colocar em prática o que aprenderam valoriza o nosso trabalho, nos faz acreditar que estamos no caminho certo. E o resultado é sempre satisfatório, porque as soluções partem dos alunos e não da vontade dos professores. Só aprendemos o que nos interessamos, e o resultado é a consequência de um ensino com significado: o sucesso”.
O professor Fernando Luiz disse que foi gratificante ver a dedicação e o empenho das crianças na busca por bons resultados no torneio. “Durante a competição é possível notar o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento matemático e da visão estratégica de cada um. Além disso, é bonito de ver como eles são induzidos à cooperação e ao trabalho em equipe o tempo todo”.
A aluna Nicolle Emanuele de Souza Neves, do 7º ano, comentou o resultado. “Participar da primeira fase da League Coder Z foi uma experiência muito divertida, mas com bastantes dificuldades, que enfrentamos sempre em conjunto. Com muito esforço do time, conseguimos um grande resultado em nome da nossa escola. E com muito esforço continuaremos nossa missão”.
Fonte: Ascom Fiems / Sesi




















