24.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de agosto, 2025
spot_img

Escritora sul-mato-grossense leva o horror fronteiriço a evento cultural em Paranapiacaba

Tânia Souza participa da VII Steamcon Paranapiacaba com exposição de livros, autógrafos e do bate-papo literário “Vozes do insólito – Escrever o monstro e as raízes do horror latino-americano.”

O escritor Jairo Costa e as escritoras Kai Sodré e Tânia Souza conversam sobre o medo nascido da história e imaginação do povo brasileiro. Do folclore às lendas urbanas, dos vampiros aos traumas e feridas oriundas da guerra da Tríplice Aliança, o bate-papo passará pelos caminhos da literatura sombria e os monstros que nem sempre se ocultam nas névoas.

A Steamcon Paranapiacaba está em sua VII  edição e conta com uma vasta programação, entre elas: Concurso de Steamplay, apresentações músicais, gastronomia, vendas de produtos ligados ao steampunk.

Além de seus outros livros, Tânia levará a Paranapiacaba seu livro-carta “Eles vieram com o amanhecer” um conto epistolar ambientado no período da Guerra do Paraguai. Na narrativa um tenente narra, em carta ao Visconde de Taunay, os horrores da guerra e os dilemas que enfrentou. A trama, que flerta com o fantástico, explora as fronteiras entre o real e o imaginário, transformando o leitor em confidente de uma correspondência perdida no tempo.

O livro apresenta um projeto gráfico inovador e minucioso, que busca oferecer uma experiência imersiva a quem lê. Cada exemplar foi artesanalmente envelhecido, com páginas que parecem saídas de outra época. Assinado por Fabio Quill e Mayara Dempsey, o projeto gráfico foi pensado para potencializar a experiência sensorial do leitor. Ao tocar o livro, percebe-se a textura do papel, o envelhecimento feito à mão, o som sutil das páginas desgastadas, e até mesmo um toque de poeira fictícia nas bordas do envelope que acompanha a obra.

Tânia Souza é natural de Bela Vista, Mato Grosso do Sul. Escreve horror, poesia, contos insólitos e literatura de infância, entre outros gêneros e temáticas.

Participa dos coletivos Mulherio das Letras, Coletivo Literário Tarja Preta e do Clube de Leitura Vórtice Literário. Além de antologias diversas e revistas digitais, publicou:

Poesia: De(s)amores e outras ternurinhas (2016); Entre as Rendas dos ossos e outros sonhos desabitados (2020); Sudário (2024). Microficções e outras fantasmagorias poéticas (2022) um livro que transita entre prosa e poesia.

Contos: Estranhas Delicadezas (2017); Perverso Natal e-book( 2019), Fabulário de Estrelas (2023); e Eles Vieram com o Amanhecer (2024).

Literatura para infância: Um Gato no jardim (2018) Bichinhos da Horta (2018); Era uma vez -e-book ( 2021)

Sua novela A Encantada (2023) foi vencedora do prêmio Ipê de Literatura.

Tânia Souza também produziu o curta de animação “A bruxinha” com roteiro inspirado no texto Era uma vez.

Jairo Costa é jornalista, escritor, cineasta. Autor do livro “Paranapiacaba lendas e mitos”; foi vencedor do prêmio de melhor filme com o documentário Punks do ABC, no Festival de Cinema de Paranapiacaba. Também realiza tour noturnos visitando pontos turísticos do alto da serra supostamente associados a manifestações fantásticas. Somando tour macabro, tour noturno e noite no museu, são 10 anos de expedições góticas, assustadoras, no alto da serra do mar.

Kai Sodré é escritora, roteirista, ilustradora. Seu livro Sonata de Pólvora é um romance steampunk que reinventa as relações entre humanos e vampiros.

Kai Sodré nasceu em Brasília e estudou na faculdade de Ciências da Computação. Posteriormente, se formou em Design de Jogos Digitais, com especialização em Design de Personagens. Usa a fotografia para contar histórias, além da escrita. Sempre escreveu textos de todos os gêneros, com um apreço maior por mitologia e folclore.

A Steamcon Paranapiacaba é um evento cultural Steampunk para fãs e curiosos do subgênero. É criado pelo Conselho Steampunk e abrigado pela Vila de Paranapiacaba.

19 e 20 de agosto de 2025

VII Steamcon Paranapiacaba

Início: 19/08/2023

Encerramento:

Fale com a Redação