Publicado em 28/07/2017 15h45
Estação Ecológica de Taquarussu ganha certidão e projeta reconhecimento nacional
Assomasul
O prefeito Roberto Nem (PSDB) destacou que já está em suas mãos a “certidão de nascimento” da Estação Ecológica Veredas de Taquarussu, recentemente criada pelo Governo Municipal.
A declaração foi conferida pelo IMASUL e inclui a iniciativa do Executivo de Taquarussu no Cadastro Estadual de Unidade de Conservação, conforme regulamenta o decreto 14.366/2015 e a Resolução SEMADE n° 26/2016.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apesar de a Estação Ecológica se encontrar muito degradada, ela apresentou justificativas técnicas para o seu enquadramento.
Entre os pré-requisitos está: ser remanescente de veredas; formar corredor ecológico com outras Unidades de Conservação na região e estar inserida no bioma da Mata Atlântica.
Além disso, para ser aceita, a unidade deve executar o chamado “Plano de Proteção e Fiscalização” até que se tenha o “Plano de Manejo”, adotando uma série de medidas protetivas.
Com o parecer favorável no roteiro de investigação técnica, o Imasul declarou deferido o cadastro da Estação e confirmou a participação do município no Programa ICMS Ecológico, para a formação do índice município em 2018, com área de 3065,69ha.
Na ocasião, o Imasul recomendou ainda que o órgão gestor da unidade de conservação promova a inscrição da Estação Ecológica Veredas de Taquarussu no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação, visando o reconhecimento em todo o País.
“Esse documento é uma certidão de nascimento da Estação Ecológica Veredas de Taquarussu e fruto do grandioso trabalho que é desenvolvido pela nossa Secretaria de Meio Ambiente. Estamos felizes com os resultados”, ressaltou Roberto Nem.
