22.8 C
Campo Grande
sábado, 10 de maio, 2025
spot_img

Estado abre novas UTIs em três cidades, mas governo não terá mais condições

O secretário de estado de Saúde do Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, anunciou no fim da manhã desta terça-feira (20), mais novos leitos de UTI a serem disponibilizados para Campo Grande, em Dourados e Três Lagoas. São os três maiores municípios do Estado e com grande macrorregião, que estão passando ou já passaram dos limites de atendimento hospitalar, em especial em Terapia Intensiva pela Pandemia do Covid 19.

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) deu a “boa noticia” para ajudar a amenizar os transtornos de lotação que vem em medias altas nos últimos meses no Estado. Mas, também, logo repassou uma “má noticia” aos administradores municipais, bem como a toda população. O governo estadual não terá mais condições de abrir novos leitos.

“A atuação do Governo do Estado para disponibilizar atendimento de qualidade aos sul-mato-grossenses garantiu a implantação de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) na Capital, em Dourados e também em Três Lagoas. Contudo, com mais esta intervenção, o Estado chega ao limite máximo para a instalação de novos leitos. Não teremos como mais disponibilizar estruturas do tipo”, anunciou Resende.

O secretário ressaltou que no boletim epidemiológico desta terça-feira (20), é possível verificar a manutenção dos altos índices de internação. “Na macrorregião de Campo Grande 101% dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 já estão ocupados. Na macrorregião de Dourados 95%. Macrorregião de Corumbá 79% e macrorregião de Três Lagoas 94% de ocupação”, apontou.

Dados das últimas 24 horas

Os números do boletim epidemiológico desta terça são: 1.092 casos novos, totalizando 238.806 casos confirmados desde o início da pandemia. Dos casos ativos, 11.937 estão hoje em isolamento domiciliar, e outros 1.186 precisaram de internação.

Também foram notificados mais 59 novos óbitos. 5.282 no total.

Fale com a Redação