Indicador estava em 47,4% em 2023 e saltou para 55,8% em 2024; resultado ficou três pontos percentuais acima da meta estipulada para o período
Mato Grosso do Sul apresentou um crescimento significativo nos índices de alfabetização em 2024, segundo levantamento divulgado na última sexta-feira (11) pelo Ministério da Educação, por meio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Estado registrou um aumento de 17% na taxa de estudantes alfabetizados em relação ao ano anterior, o segundo maior avanço do país, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que cresceu 20%.
Em 2023, 47,4% dos estudantes da rede pública do Estado estavam alfabetizados. Em 2024, esse percentual subiu para 55,8%, ultrapassando a meta estabelecida para o ano, que era de 52,8%. O dado representa um importante avanço para a educação sul-mato-grossense.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância do trabalho conjunto para o resultado: “Educação é um dos focos da nossa gestão. O secretário [Hélio Daher] trouxe um relatório mostrando que Mato Grosso do Sul teve um crescimento de oito pontos, 17% de aumento, isso graças a uma parceria com os municípios e a toda equipe da SED (Secretaria Estadual de Educação). Também temos o programa MS Alfabetiza que está fazendo a diferença. É uma alegria quando conseguimos, através dos dados, enxergar os resultados e os bons frutos para o Estado.”
O secretário estadual de Educação, professor Hélio Daher, ressaltou que o resultado é fruto do esforço diário da rede pública: “Esse avanço é reflexo do trabalho realizado por toda a Rede Pública de Ensino, pelas escolas que estão na ponta, todos os dias, com o acompanhamento, planejamento pedagógico, execução das atividades e engajamento das nossas comunidades escolares em todo Mato Grosso do Sul. É um resultado que nos anima, sim, mas sabemos que ainda existe muito a ser feito.”
De acordo com o Inep, são considerados alfabetizados os estudantes capazes de ler pequenos textos, compreender informações básicas, tirar conclusões de materiais visuais como tirinhas e histórias em quadrinhos, além de escrever textos simples, mesmo que com alguns erros ortográficos.
Entre as iniciativas que contribuíram para esse avanço está o programa MS Alfabetiza, em execução desde 2021, focado no fortalecimento da aprendizagem e melhoria dos indicadores educacionais da rede pública estadual. O programa trabalha a progressão da aprendizagem para a alfabetização, práticas de letramento, formação leitora e consolidação da escrita.
O MS Alfabetiza está vinculado ao CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), instituído em junho de 2023, que tem como objetivo garantir o direito à alfabetização das crianças em todo o país. O programa é desenvolvido em regime de colaboração entre Estado e municípios, visando alfabetizar todos os estudantes de acordo com suas idades e níveis de escolarização, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2017).
O avanço na alfabetização reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com a educação e o desenvolvimento dos jovens, indicando que os investimentos e parcerias realizadas estão no caminho certo para superar os desafios educacionais.