Plantar árvores dentro das escolas é semear consciência para o futuro. Foi com esse propósito que alunos da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo participaram, nesta terça-feira (16), de um plantio coletivo de mudas frutíferas durante a programação da Semana da Árvore, promovida pela Prefeitura de Campo Grande.
Ao todo, cerca de 25 estudantes participaram do plantio de 60 mudas de espécies frutíferas como acerola, romã, pitanga, araçá, goiaba e amora. A atividade integra a estratégia de ampliar a arborização da Capital e, ao mesmo tempo, sensibilizar as novas gerações sobre a importância das árvores para o equilíbrio climático, a qualidade do ar e a atração de fauna.
O diretor da Escola Agrícola, Luiz Cleber Soares Padilha, destacou a relevância da parceria com a Semades. “Essas ações nos permitem ampliar o nosso pomar e trazer novas tecnologias para dentro da escola. Os alunos têm a oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula, seja nas hortas, no cuidado com o pomar ou com os animais. Essa vivência faz parte da rotina, desde o ensino fundamental até o curso técnico em agropecuária. Além disso, consolidamos parcerias importantes, como já aconteceu na Ação Agro Social, que envolveu toda a comunidade escolar.”

O professor de Agronomia, Marcelo Jara Dávalo, também enfatizou o impacto da atividade na formação dos estudantes. “É importante que os alunos tenham contato com as árvores frutíferas, porque aprendem sobre manejo, irrigação, poda, controle de pragas e doenças. Assim, estão preparados para o mercado de trabalho, já com experiência prática. Além do consumo in natura, os alunos aprendem que as frutas podem ser destinadas à agroindústria, em polpas, compotas e doces, ampliando ainda mais as possibilidades de atuação dos futuros técnicos.”
Para os alunos, a experiência foi motivo de entusiasmo. Heitor Araújo Silva, de 10 anos, contou que já tinha plantado outras mudas frutíferas. “Já plantei amora, abacate e pitanga. Hoje foi a vez da acerola. Achei legal, porque teremos mais árvores aqui na escola, além de abrigo e alimento para os animais.”
Já a colega Maria da Glória do Nascimento, também de 10 anos, afirmou que essa foi a primeira vez que plantou uma árvore frutífera. “Gostei muito da ação, porque essas plantas vão ajudar os animais e também serão alimento para a gente aqui na escola. Além disso, é importante plantar, pois ajuda a preservar o meio ambiente.”

A secretária-adjunta da Semades, Vera Bacchi, acompanhou o plantio e reforçou a relevância desse contato direto nas escolas. “Essas ações têm um papel fundamental porque vão muito além do plantio de árvores. Elas representam uma forma de conscientizar nossas crianças e jovens sobre a importância da preservação ambiental e de mostrar que cada gesto faz diferença. Quando envolvemos os alunos no cuidado com as mudas, estamos formando cidadãos mais responsáveis, que entendem o valor das árvores para o equilíbrio climático, para a qualidade de vida e para o futuro da nossa cidade. É um investimento que reverbera na comunidade como um todo, porque o aprendizado que começa na escola se estende às famílias e à sociedade.”
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) e da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), realiza durante toda a Semana da Árvore uma série de atividades de plantio, educação ambiental e mobilização social, reafirmando o compromisso histórico da cidade com a preservação ambiental.

Atualmente, estima-se que Campo Grande possua cerca de 175 mil árvores distribuídas ao longo das vias, representando mais de 160 espécies diferentes. Dessa forma, a Capital reafirma sua liderança na agenda ambiental urbana e reforça que cuidar das árvores é cuidar das pessoas.
Semana da Árvore
17/09 (quarta-feira) – 08h30
Cerimônia Oficial em Comemoração à Semana da Árvore
- Lançamento da Cartilha de Arborização
- Lançamento do Guia de Identificação de Espécies e do Manual de Arborização Urbana (convênio com a UFMS)
- Lançamento de Plantios e Manutenção Arbórea: Eixo Ambiental do Projeto “Centro em Ação”
- Assinatura PROPAM
- Palestra: “Arborização urbana e planejamento de cidades verdes” – Silvia Rahe
Teatro do Paço Municipal
18/09 (quinta-feira) – 09h00
Início do plantio das novas figueiras no canteiro central da Avenida Mato Grosso
Av. Mato Grosso (entre Rua 13 de Maio e Rua 14 de Julho)
19/09 (sexta-feira) – 09h00
Plantio de ipês do Viveiro Municipal Flora do Cerrado na Praça Ary Coelho
Praça Ary Coelho
20/09 (sábado) – 08h00
Distribuição de 15 mil mudas de árvores frutíferas
Rua Barão do Rio Branco com a Rua Arthur Jorge – Paço Municipal