Ainda dá tempo de participar da 3ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. A maior competição brasileira de empreendedorismo de tecnologia na escola, que mobiliza estudantes de todo o país, tem as inscrições prorrogadas até 18 de agosto. Alunos podem cadastrar seus projetos em três categorias: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e Educação Superior. Basta formar uma equipe de 2 a 5 pessoas, obter o apoio de um professor orientador e inserir os dados no link https://inscricao.desafioligajovem.com.br/bemvindo
Nesta edição, são esperadas 80 mil inscrições de participantes divididos em três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A grande novidade é a participação, na final nacional, de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores: três equipes representadas por estado.
Os vencedores do DLJ3 irão participar de uma viagem internacional de até 10 dias. Além de concorrer a essa missão internacional, os participantes terão a chance de ganhar mais de 600 mil reais em prêmios, ao longo da competição, incluindo vales-compra, notebooks, celulares e uma viagem nacional.
Objetivo central do DLJ3
O DLJ quer empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios. Os alunos deverão propor uma solução criativa, economicamente viável e de impacto social para um problema na escola ou na comunidade do seu entorno, utilizando como aliada a tecnologia. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, de um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.
O gestor do Desafio Liga Jovem e analista de educação empreendedora do Sebrae, Paulo Ventura, reforça que a iniciativa é uma oportunidade para valorizar e impulsionar as novas gerações que já estão construindo o futuro. “Depois de passarmos por todos os estados e o Distrito Federal e ouvirmos histórias inspiradoras de estudantes e de professores que já participaram do DLJ, ficou ainda mais evidente o potencial criativo dos jovens para encontrar soluções inovadoras para problemas reais, e o impacto disso em suas vidas e comunidades. Por isso, decidimos prorrogar as inscrições, para que mais jovens de todo o Brasil possam participar e viver essa experiência transformadora”, afirma.
Sete oficinas gratuitas que são uma prévia do que os alunos vivenciam ao longo do DLJ3
Atualmente, workshops “mão-na-massa” de 1 hora, oferecidos de forma síncrona e online, funcionam como pílulas dos conteúdos que serão oferecidos durante o DLJ3. Além de ajudarem os participantes a se prepararem para a competição, as oficinas são certificadas e funcionam como mais uma ferramenta de engajamento para as inscrições. Destacam-se: “Como estimular a minha criatividade”; “Como usar prompts de IA para buscar soluções para problemas” e “Como me apresento para o mundo”. Para que as oficinas sejam oferecidas, é necessário que o gestor escolar solicite agendamento no link desafioligajovem.com.br/oficinas, até 15 de agosto.
ETAPAS DA 3ª EDIÇÃO
- junho a agosto
– Mobilização de equipes – missões de engajamento online e offline, valendo premiações fora da competição principal.
– Etapa de Desenvolvimento - até 18 de agosto – Inscrições
- 27 de agosto – Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos, apresentando o projeto.
- setembro e outubro – Etapa Estadual – apresentação online para uma banca de jurados.
- novembro e dezembro – Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional.
- 2026 – Missão Internacional
PREMIAÇÃO
Etapas Estaduais – as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
Etapa Nacional Presencial – Os três representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, custeado pelo Desafio.
Vencedores da Grande Final
1º Lugar (de cada categoria) – ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
2º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
3º Lugar (de cada categoria) – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
Honra ao mérito – alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.
NÚMEROS GERAIS DAS EDIÇÕES ANTERIORES SOMADAS
- Mais de 74 mil estudantes inscritos em 630 oficinas e palestras
- Mais de 60 mil estudantes e professores-orientadores inscritos
- 43% de municípios brasileiros alcançados
- Mais de 3.800 projetos de inovação social apresentados