20.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 24 de novembro, 2025
spot_img

Estudantes vão realizar segunda prova do Enem neste domingo

Portões serão abertos às 10h30 e fecham às 12h, meia hora antes do início da avaliação.

Com 82.600 mil estudantes inscritos para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em Mato Grosso do Sul, terão cinco horas neste domingo (24) para resolver questões de matemática e de ciências da natureza. Serão 45 questões de matemática, a disciplina com maior peso no exame, e outras 45 perguntas de ciências da natureza, que engloba biologia, química e física.

Os portões serão abertos às 10h30 e fecham às 12h (de MS), meia hora antes do início da prova. Além dos itens obrigatórios de todo ano, como caneta e documento com foto, o estudante também precisa estar de máscara.

É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem.

Os participantes podem levar também a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche. Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha.

A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho. 

A abstenção foi alta na primeira etapa, cerca de 50%, e mesmo assim alguns estudantes não conseguiram fazer o exame por causa da superlotação em pelo menos 11 locais no Brasil.

Os candidatos que foram barrados têm duas alternativas: podem fazer as provas neste domingo e pedir a reaplicação da primeira etapa ou não comparecer e solicitar a reaplicação das duas provas. Quem faltou no primeiro dia e não se justificou, está eliminado.

Os pedidos de reaplicação podem ser feitos no site do Inep a partir de segunda-feira (25). O prazo é até o dia 29 de janeiro. Isso também vale para quem apresentar sintomas de Covid neste sábado ou no domingo. Essas provas estão marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro.

A prova digital, realizada através de um projeto piloto para 96.000 candidatos, acontece nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Fale com a Redação