25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de agosto, 2025
spot_img

Ex-prefeito de Campo Grande é preso para cumprir condenação de 8 anos

O ex-prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, foi preso nesta quarta-feira (5), para cumpriri a pena de 8 anos em regime fechado, imposta em 2017, por lavagem de dinheiro e corrupção. A decisão é do juiz Fernando Chemin Cury e o  ex-prefeito está detido na Delegacia Especializada de Polinter e Capturas (Polinter), após passar por exame de corpo de delito no Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol).

De acordo com processo judicial, a execução da pena com expedição de mandado de prisão foi determinada depois de negativa de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em março deste ano, quando sexta turma do tribunal confirmou que a defesa de Gilmar Olarte perdeu o prazo legal para recorrer e, com isso, o mérito da apelação deixou de ser analisado.

O ex-prefeito foi condenado por pegar lâminas de cheque “em branco” emprestadas de fiéis da igreja Assembleia de Deus, antiga Nova Aliança e trocar por dinheiro com agiotas, com promessa de benefícios caso se tornasse prefeito de Campo Grande.

Os recursos, que chegaram a somar prejuízo de R$ 800 mil para as vítimas, teriam sido arrecadados para quitar dívida da campanha eleitoral de 2012, quando Olarte se candidatou a vice-prefeito na chapa de Alcides Bernal. 

Ele assumiu a prefeitura quando Alcides Bernal foi cassado pela Câmara, no ano seguinte, em 2013, ficando na gestão do município ate 2015, quando o prefeito cassado, reverteu a situação e retornou ao cargo. Olarte, também, perdeu o cargo de vice por decisão judicial.

Fale com a Redação