O passe de ônibus é gratuito em Campo Grande neste domingo (02) por conta das Eleições 2022, no entanto, o benefício está sendo cobrado para os usuários que possuem o cartão de cor roxa, chamado de Cartão Portador.
De acordo com o Consórcio Guaicurus, coletivo de empresas responsável pela administração do serviço de transporte público na Capital, houve um erro do sistema e o valor do passe gasto hoje será reembolsado a partir de segunda-feira (03).
O Consórcio justificou ainda alegando que houve demora para ser notificado sobre a isenção da cobrança neste domingo, algo que jamais havia acontecido antes na cidade, mas garantiu que apenas o Cartão Portador apresentou este problema.
Segundo explicou Robson Strengari, diretor do Consórcio Guaicurus, este modelo de cartão não é associado a nenhum CPF e por isso não dá direito à gratuidades ou descontos em datas especiais, por esse motivo, a empresa não fez a liberação.
Os usuários que foram cobrados indevidamente serão reembolsados. “Vamos fazer um levantamento e faremos o reembolso dessas pessoas até a atrde de amanhã. Será automático”, garantiu o diretor.
Gratuidade
A Prefeitura de Campo Grande adotou a gratuidade do transporte público coletivo de passageiros no dia do primeiro turno das Eleições Gerais Majoritárias de 2022. O objetivo é garantir a mobilidade dos eleitores no dia do pleito, assegurando o direito ao voto. A gratuidade será no período das 05h às 18h, sendo que as urnas ficam disponíveis aos eleitores das 7h às 16h (horário de MS).
A medida considera proporcionar o direito à cidadania através da votação nas eleições para pessoas de baixa renda; considera também que a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) enviou ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reafirmando o compromisso de garantir o transporte público gratuito no dia das eleições.
Conforme a decisão publicada no Diogrande por meio de Decreto, nas Eleições Gerais Majoritárias no Brasil do dia 2 de outubro de 2022, toda a operação do Sistema de Transporte Coletivo de passageiros da cidade de Campo Grande-MS, terá acesso gratuito, das 5 horas às 18 horas.
A gratuidade também contemplará o 2º turno das eleições, prevista para a data de 30 de outubro de 2022, caso ocorra. A gratuidade não abrangerá os ônibus de linhas executivas.











