24.8 C
Campo Grande
sábado, 23 de agosto, 2025
spot_img

Falsos policiais civis estão usando a IA para copiar voz e imagem das vítimas e aplicar golpes

Criminosos estão se passando por policiais civis para obter dados pessoais e praticar fraudes em Sidrolândia. A denúncia foi divulgada pela Polícia Civil nesse sábado (23).

Segundo consta, os golpistas entram em contato com as vítimas por telefone, identificando-se como agentes e mencionando supostas operações policiais.

Na sequência, solicitam a realização de uma videochamada, sob o pretexto de um depoimento urgente e, durante a ligação, a imagem e a voz das vítimas são gravadas.

A investigação pontuou que os golpistas usam tecnologia de inteligência artificial para criar vídeos falsos (deep fakes) usando a imagem e a voz das vítimas.

“Esse material pode ser empregado na abertura de contas digitais, pedidos de empréstimos e compras online em nome das vítimas”, alertou a PCMS.

A Polícia Civil reforçou que não solicita, em nenhuma circunstância, o envio de documentos, fotos, vídeos ou depoimentos por telefone, aplicativos de mensagens ou videochamadas.

Intimações oficiais são realizadas apenas por meio de documento formal, entregue pessoalmente por agente policial, oficial de justiça ou WhatsApp oficial da unidade policial.

Saiba o que fazer ao receber contatos suspeitos:

  1. Encerre imediatamente a ligação;
  2. Não forneça informações pessoais, imagens ou documentos;
  3. Evite clicar em links ou retornar chamadas de números desconhecidos;
  4. Em caso de dúvida, procure diretamente a Delegacia de Polícia Civil.
Fale com a Redação